Dicas de uso

Dicas de uso

Cuidados no Uso Diário da Impressora

 

Mudar alguns hábitos no uso do equipamento pode ajudar a mantê-lo funcionando por mais tempo.

Uma forma de garantir o bom funcionamento da impressora, que não se trata de uma dica de manutenção propriamente dita, é usar um estabilizador, ou nobreak.

Ligando a impressora a um desses equipamentos, ela estará protegida de piques de luz que podem queimar componentes vitais.

 

Limpeza Regular da Impressora

 

Vários dos problemas de funcionamento que uma impressora pode apresentar são evitáveis se uma limpeza correta e regular for feita no equipamento:

  • Na parte externa, use um pano macio e umedecido com água, que não solte fiapos, para limpar eventuais resíduos de tinta do gabinete;
  • Já para limpar os componentes internos da impressora – como cabeçalho de impressão e cartuchos, por exemplo – você pode usar comandos e ferramentas existentes no sistema operacional do seu computador ou no software que acompanha o driver do equipamento;
  • O mesmo processo também pode ser feito para alinhar os cartuchos, o que também é vital para que a impressora tenha um bom rendimento.

Manter a impressora funcionando é fácil se você tomar essas pequenas atitudes e cuidados.

 

Atenção com o Papel e Cartuchos da Impressora

 

Certas precauções no uso da impressora irá manter o bom funcionamento do equipamento.

Outra dica é não deixar muito papel na bandeja da impressora, o que diminui o risco de atolamento.

Manter as folhas sempre guardadas, de modo que fiquem protegidas da umidade, também é aconselhável. Coloque-as na impressora apenas quando for imprimir.

Usar as guias da impressora (aquelas pinças) de forma que elas fiquem firmes em relação ao papel, evita que ele atole durante o tracionamento.

Atenção: Caso isso aconteça, não puxe a folha. Ao invés disso, cancele a impressão, desligue a impressora, retire o papel, verifique se as outras folhas estão alojadas de forma correta e volte a ligar a impressora.

Também é preciso ter atenção na hora de comprar e trocar os cartuchos, sejam de tinta ou toner.

Tenha muita atenção com a procedência dos consumíveis, sempre checando se são produtos originais ou, no caso de compatíveis, se são de marcas confiáveis.