Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Página oferece transparência sobre

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Página oferece transparência sobre operação dos radares em Mogi das Cruzes

A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou uma página na internet com todas as informações sobre o funcionamento dos equipamentos de fiscalização eletrônica nas vias municipais. A população pode acessar o serviço no site da administração municipal ou diretamente pelo link pravoce.mogidascruzes.sp.gov.br/radares-em-mogi-das-cruzes.

As autuações a motoristas que desrespeitarem a sinalização viária voltaram a ser feita nesta quarta-feira (27/07), nos 30 pontos que receberam a fiscalização eletrônica. Antes disso, entre os dias 20 e 26, foi feito um período de adaptação para os condutores, em que os aparelhos funcionaram sem multar.

“A transparência é uma diretriz da administração municipal e é importante que as pessoas tenham acesso fácil a todas as informações sobre o funcionamento dos equipamentos de fiscalização eletrônica. Com isso, é possível entender a importância deste serviço, que faz parte do trabalho para melhoria da segurança viária, para evitar acidentes e mortes no trânsito”, explicou o secretário municipal de Transparência e Comunicação, Severino Netto.

Na página, a população pode ter acesso à localização dos radares em um mapa e informações sobre o tipo de cada equipamento, a razão para definição do local de instalação e a velocidade máxima permitida para os casos em que é feito este tipo de controle. Além disso, os internautas também podem conhecer os outros serviços previstos no contrato de tecnologia para a mobilidade urbana, como painéis de alertas e mensagens para os motoristas, câmeras de monitoramento viário, tecnologia para o transporte coletivo e a central informatizada de trânsito.

O site também trará, com o decorrer do tempo de funcionamento dos equipamentos, informações transparentes sobre a arrecadação do município com as autuações.

Fiscalização eletrônica

Nos locais em que os equipamentos foram instalados, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana implantou faixas para alertar os motoristas sobre a data de começo da fiscalização efetiva. Nos primeiros dias da operação com autuações, os painéis de alertas e mensagens também serão deslocados para locais de fiscalização. Além disso, todos os pontos receberam sinalização específica, com placas, o que não é obrigatório pela legislação federal de trânsito.

“Nosso objetivo não é multar, mas sim evitar acidentes e salvar vidas. Todo o trabalho é desenvolvido com esta diretriz, de trazer mais segurança para pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas que circulam por Mogi das Cruzes, levando em conta todo o sistema de mobilidade urbana da cidade e o período pós-pandemia, em que mais pessoas e veículos estão circulando por nossas ruas e avenidas”, disse a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

Ao todo, 30 locais receberam os equipamentos, número menor que o do contrato anterior, que era de 32. Estes pontos foram definidos após análise e estudos técnicos, que levam em conta fatores como acidentalidade, potencial de risco, características das vias, fluxo de veículos e pedestres, entre outros. Os equipamentos controlam a circulação na velocidade regulamentada para a via e o respeito ao semáforo, dependendo do local onde estão instalados. 

Em sua maioria, os pontos em que os equipamentos foram implantados já contavam com fiscalização eletrônica anteriormente. O novo contrato também não prevê a utilização de equipamento estático, popularmente conhecido como “radar móvel”, que era foco de reclamações e dúvidas da população.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo