Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Agricultura divulga informações sobre

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Agricultura divulga informações sobre prevenção à raiva nos rebanhos

A Secretaria Municipal de Agricultura preparou um material para ampliar a divulgação sobre prevenção e controle de raiva dos herbívoros na cidade. O objetivo é informar os produtores rurais sobre a doença, orientando sobre os principais sinais de alerta, vacinação e outras medidas preventivas. 

A raiva é transmitida por um vírus mortal, tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central e leva a óbito em curto período. A transmissão ocorre quando os vírus da raiva existentes na saliva do animal infectado penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Todos os mamíferos podem transmitir e ser acometidos pela doença, sendo o principal transmissor o morcego hematófago Desmodus rotundus.

A melhor forma de prevenção é a vacinação. Em bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e equinos com idade igual ou superior a 3 meses deve-se aplicar a primeira dose, repetir após 30 dias, e depois uma vez por ano. Em cães e gatos, é aplicada uma única dose anual. 

O produtor rural também pode controlar a população de morcegos transmissores fazendo a limpeza e iluminação de locais que podem ser utilizados como moradia pelo morcego, além de criar barreiras e mecanismos para dificultar o acesso do animal, utilizar pasta “vampiricida” em animais agredidos pelo morcego hematófago e acionar do Centro de Controle de Zoonoses para captura dos morcegos.

Os produtores rurais devem ficar atentos aos sinais de doença em seus rebanhos. Confira os principais sintomas:

  • Isolamento do restante do rebanho;
  • Tristeza;
  • Tremores musculares; 
  • Perda de peso; 
  • Salivação intensa; 
  • Falta de coordenação - dificuldade de permanecer em pé, andar cambaleante, quedas e dificuldades para levantar-se;
  • Paralisia dos membros posteriores.

Quem tiver alguma dúvida podem entrar em contato com o Escritório de Defesa Agropecuária de Mogi das Cruzes, que fica na avenida Cândido Xavier Almeida e Souza, 35, no Centro Cívico, ou pelo telefone 4796-4513.

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo