Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação apresenta ações

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação apresenta ações do 1º quadrimestre na Câmara Municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes apresentou na manhã desta quarta-feira (29/06) as ações do 1º quadrimestre de 2022 na Câmara Municipal. No primeiro quadrimestre, a Pasta atendeu 46.851 alunos em 209 unidades escolares, sendo 24.353 em período integral. Foram investidos R$ 186.742.436,55, o que representa 17,76%, referente ao índice constitucional de 25%.

“Temos feito reuniões mensais com a Comissão de Educação da Câmara para o alinhamento do trabalho e estreitamento de laços em prol do atendimento às crianças da nossa cidade. Estamos olhando para as diversas necessidades postas da nossa rede a curto, médio e longo prazo. É uma construção constante, valorizando as boas ações e trabalhando para sanar problemas de forma responsável e sustentável”, disse a secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos. 

A secretária adjunta da Pasta, Andréa Pereira de Souza, falou sobre o atendimento dos alunos com deficiência na rede municipal. “Houve um represamento destes diagnósticos devido à pandemia. O DOP/Pró-Escolar está fazendo uma força-tarefa com todos os profissionais para que a avaliação desses alunos seja feita e sejam encaminhados para atendimento”, disse. 

Também foi destacado o projeto “Todos cuidando de todos”, desenvolvido pelo setor de Psicologia Educacional do DOP/Pró-Escolar, que se tornou referência no atendimento de alunos, pais e profissionais. O trabalho fez parte do levantamento internacional do Vozes da Educação “Boas práticas de saúde mental em escolas: um olhar para 8 países” e do Cardápio de boas práticas, realizado pela Fundação Lemann e o Instituto Natura. Para o próximo semestre estão previstas mais quatro salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A apresentação das ações foi feita pelos diretores de departamentos da Pasta, valorizando o trabalho de cada segmento. Na área de infraestrutura das escolas, foi apresentado o programa Renova Escola, que tem como propósito atuar em conjunto com a unidade escolar a fim de realizar pequenas intervenções  de reparos e adequações em ambientes internos e externos de forma planejada, criando soluções para renovar o dia a dia das escolas. A Divisão de Manutenção Escolar finalizou 1.113 chamados dos 1.198 solicitados, o que representa uma eficiência de 92,9%.

Na área pedagógica, a ênfase da apresentação foi para a recomposição das aprendizagens, oferecendo aos alunos o acesso a conteúdos que não foram vistos devido à pandemia. A diretora do Departamento Pedagógico, Elisabete Jacques Urizzi Garcia, destacou a flexibilização curricular. “O professor que está em sala de aula pode avaliar se é possível avançar ou retroceder para avançar depois de forma mais consistente”, disse. O trabalho tem sido desenvolvido com base na avaliação, materiais didáticos e formações.

O setor de Gestão de Pessoas destacou o chamamento de profissionais aprovados em concurso público. Foram 268 contratações neste primeiro semestre, sendo 130 professores, 34 diretores, 32 auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI), 58 auxiliares de desenvolvimento da educação (ADE), 3 motoristas e 11 agentes escolares (AE). Em junho, a rede municipal conta com 1.419 professores efetivos e 139 contratados por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS).  

A apresentação contou ainda com os investimentos na conectividade das escolas, onde estão sendo feitos projetos individuais por escolas para que a unidade como um todo tenha não só velocidade, mas qualidade de conexão em todos os ambientes. No setor de alimentação, no primeiro quadrimestre deste ano foram oferecidas 412.247 refeições diariamente. Está sendo ampliado o número de produtos para dietas especiais e potencializado o fornecimento de alimentos pela agricultura famíliar, em parceria com a Secretaria de Agricultura, com uma maior variedade de itens oferecidos.

O setor de subvenções apresentou seu trabalho. Foram realizadas reuniões mensais com os mantenedores das entidades responsáveis pelas creches e será retomado um grupo de trabalho sobre os indicadores de qualidade na educação infantil. A audiência foi presidida pela presidente da Comissão de Educação, Malu Fernandes.  Participaram da audiência os vereadores que integram a Comissão, Edson Santos, Inês Paz e Eduardo Ota, além dos vereadores Milton Lins, José Luiz Furtado.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo