Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Parceria entre setores público e privado

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Marcus Melo destaca importância da parceria entre setores público e privado durante evento com empresários

O prefeito Marcus Melo participou, na tarde desta segunda-feira (23/10), de uma reunião do Smart City Brasil, realizada na sede da Microsoft, em São Paulo. No encontro, o prefeito apresentou, além de um perfil de Mogi das Cruzes a um grupo de 25 grandes empresas de tecnologia, oportunidades de investimentos em diversas áreas que podem ser efetivadas por meio de parcerias público-privadas ou outros instrumentos de cooperação.

“Foi uma reunião muito produtiva. Tivemos a oportunidade de apresentar nossa cidade, os projetos que estamos desenvolvendo e as necessidades, além da nossa disposição em firmar parcerias público-privadas para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, explicou Marcus Melo.

Durante o encontro, o prefeito pediu para que as empresas também ajudem o Poder Público a fomentar novos modelos para as parcerias público-privadas (PPP), levando em consideração a legislação e as diretrizes apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado para este tipo de ação.

“Com a crise e o aumento da demanda por serviços públicos, temos de investir na melhoria da gestão, tornando a Prefeitura mais inteligente e mais ágil. E as parcerias com a iniciativa privada são um caminho que queremos trilhar”, disse.

Novos programas voltados à tecnologia para melhoria da gestão pública também foram discutidos na reunião. Entre as empresas que participaram do evento estiveram a IBM, a Cisco e a Microsoft, além de consultorias internacionais. “Hoje, temos que investir em tecnologias para sermos mais eficientes. Fazer mais com menos recursos é o desafio que os gestores públicos precisam vencer”, completou o prefeito.

Marcus Melo foi um dos quatro prefeitos a participar da reunião, ao lado de Duarte Nogueira, de Ribeirão Preto, Felício Ramuth, de São José dos Campos, e de Elvis Cezar, Santana de Parnaíba.

Esta é a segunda vez neste ano em que Mogi das Cruzes participa de eventos do Smart City Brasil. Em maio, o prefeito mogiano foi um dos palestrantes do Congresso Smart City Business América, realizado pelo instituto, em Curitiba. Na ocasião, ele apresentou o projeto de implantação do Polo Digital de Mogi das Cruzes, que foi inaugurado no dia 26 de setembro.

Durante este mesmo evento, o programa Cuida+Mogi, criado para otimizar o trabalho de manutenção e zeladoria da cidade, foi um dos grandes vencedores do Prêmio InovaCidade 2017. Os critérios de avaliação foram baseados no IMERIS – Indicadores de Mérito, Relevância e Impacto dos projetos e iniciativas na sociedade.

O indicador foi desenvolvido pela Comunicarte – Agência de Responsabilidade Social e tem sido utilizado para acompanhar e avaliar atividades que tenham como objetivos contribuir para a melhoria das condições de vida nas cidades, considerando os pilares da sustentabilidade: as questões sociais, econômicas, ambientais e culturais.

Inovações

Desde o início deste ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de ações e programas de inovação e utilização da tecnologia para aproximar a população dos serviços públicos e criar novas oportunidades, dentro do conceito de cidades inteligentes.

A principal iniciativa é o Polo Digital, um espaço idealizado para conectar empreendedores e incentivar talentos regionais a criarem empresas que impactem de forma positiva o Brasil e o mundo. O local, localizado no distrito de Cezar de Souza, conta com café digital, coworking (espaço para empresas embrionárias), incubadora (dedicada startups em fase de crescimento) e uma arena de eventos com capacidade para até 50 pessoas.

Para colocar o programa em prática, a Prefeitura buscou a experiência de modelos em São Paulo e nos Estados Unidos, durante visita do prefeito em agosto. O espaço possibilita a troca de experiências, com destaque para o trabalho de mentoria. Além disso, no Polo Digital, os projetos podem ser validados antes da instalação.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo