Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Olimpíada e mostra de Robótica

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

1ª Olimpíada Mogiana de Robótica e 3ª Mostra Municipal de Robótica terminam nesta terça-feira

Competindo pela primeira vez em casa, a EM Fujitaro Nagao, do Cocuera, pioneira no projeto de Robótica Educacional da rede municipal de ensino, conquistou o primeiro e o segundo lugares na categoria “Seguidor de Linha (simulação de resgate)” na 1ª Olimpíada Mogiana de Robótica, organizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. A competição continua nesta quarta-feira (25/10), a partir das 9 horas, na sede da Secretaria de Agricultura, no Centro. Junto ao evento acontece a 3ª Mostra Municipal de Robótica Educacional. Os eventos são abertos para visitação.

“A educação é de uma cidade como um todo, reunimos aqui escolas de todas as redes de Mogi das Cruzes para que todos participem. Esta é uma iniciativa para os jovens. A robótica, a orientação e a informática possibilitam que no futuro estes jovens possam procurar um emprego nessa área”, disse o prefeito Marcus Melo, durante a abertura do evento nesta terça-feira (24/10). A expectativa é que o evento seja feito novamente no próximo ano.

Além de uma nova edição, a cidade espera também receber uma etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). “Temos o desejo de quem sabe no futuro próximo sediarmos uma etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Esta é uma experiência enriquecedora para os jovens. Para chegar até aqui eles tiveram que pesquisar, estudar, pensar um pouco fora da caixa. É isso que queremos, a Prefeitura tem várias responsabilidades e em tudo podemos melhorar”, disse o prefeito.

Neste ano, a EM Fujitaro Nagao, pioneira no projeto, foi finalista da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica e foi escolhida como a escola pública com melhor desempenho do Estado de São Paulo, fato que já havia acontecido em 2015.

Competições nesta quarta

Nesta quarta-feira (25/10), a partir das 9 horas, será a vez das 14 equipes inscritas da categoria “Sumô de Robôs”. O objetivo dos eventos, organizados por uma equipe de orientadores de informática e o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, é promover a integração entre os alunos da rede pública e particular, que desenvolvem projetos de Robótica Educacional em suas escolas.  “Aqui as crianças aprendem na prática, a robótica permite um outro nível de aprendizado e as crianças e jovens estão participando do projeto de inovação de nossa cidade”, disse o vice-prefeito Juliano Abe.

Na rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, o Programa de Tecnologia Educacional atende 67 escolas da rede municipal de ensino e 25,5 mil alunos, sendo 10,7 mil do programa Escola de Tempo Integral. “Há anos desenvolvemos o projeto de Robótica Educacional nas escolas e pretendemos ampliar. Trabalhamos para todas as escolas e desejamos boa sorte a todos os competidores”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

Mostra de Robótica

A 3ª Mostra Municipal de Robótica está aberta para a visitação das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas. Diante da necessidade de um aluno deficiente visual da escola, os estudantes da EM Antonio Pedro Ribeiro, na Moralogia, desenvolveram uma impressora em braile com por meio do projeto de Robótica Educacional desenvolvido pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. Este foi um dos projetos apresentados na 3ª Mostra Municipal de Robótica, que acontece até esta terça-feira (25/10) junto à 1ª Olimpíada Mogiana de Robótica. 

Na área de inclusão também foi apresentado o projeto da EE Profª Irene Caporali de Souza, no Conj. Res. Nova Bertioga. Os alunos da e os alunos do Colégio Nova Herah, de Arujá, demonstraram seu robô dançante. “Achei o evento muito legal. São inovações que não são feitas pelos grandes gênios da informática, são jovens como a gente que estão trazendo novas ideias”, disse Álvaro Elias Nunes Mineiro, 14 anos, aluno do Colégio Nova Herah.

É a primeira vez que apresentamos nosso trabalho fora da escola. É uma experiência muito importante para eles, que fazem as aulas de robótica no contraturno da escola. A robótica enriquece a aprendizagem em todas as áreas”, disse a professora Neide Aparecida de Oliveira, que junto à professora Maria das Dores da Silva, desenvolve o projeto de Robótica na EE Historiador Isaac Grinberg, Jardim Santa Teresa, que apresentaram a origem do universo na Mostra.  (Kelli Correa Brito)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo