Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Campanha já imunizou mais de 24 mil

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Campanha já imunizou mais de 24 mil pessoas contra a gripe em Mogi das Cruzes

 

Mais de 24 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe nestes primeiros dias da campanha nacional de imunização, que prossegue até o dia 26 deste mês.

Para este próximo sábado (6/05), o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, vai intensifcar ainda mais a campanha com a disponibilização de 11 postos volantes de vacinação em locais e horários alternados (veja anexo).

“É importante levar a vacina a lugares mais populosos em campanhas volantes. A secretaria está atenta às necessidades e se esforça para que o vírus Influenza não se dissemine de forma grave na cidade", afirma o secretário.

A estratégia adotada para este sábado, dia 6, é a de levar os postos volantes aos bairros Aroeira, Barroso. Conjunto Jefferson, Vila Estação, Jundiapeba, Varinhas, Parque São Martinho, Boa Vista, Volta Fria, Jardim Piatã II e Pindorama.

A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes mantém 35 salas permanentes de vacinação contra os tipos mais graves da Influenza, que são os tipos B, A H1N1 e A H3N2 de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Doenças crônicas

Nesta terça-feira (2/05), a campanha de vacinação contra a gripe entra em sua quarta etapa e passa a atender os portadores de doenças crônicas (veja anexo 2).

“Quem tem algum tipo de comorbidade possui um risco maior de desenvolver complicações e a vacinação é a intervenção mais importante na prevenção e também na redução de impactos negativos”, afirma o secretário Cusatis.

Além dos portadores de comorbidades, já estão sendo vacinados desde o dia 17 de abril trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças (de seis meses a 5 anos incompletos) e indígenas.

Os professores das redes pública e particular, beneficiados neste ano, serão vacinados a partir do dia 8. O Dia D está marcado para o sábado 13 de maio, quando todos os grupos contemplados poderão tomar a vacina.

Neste ano, a meta nacional aumentou de 80% para 90%, e o público alvo estimado para Mogi das Cruzes gira em torno de 120 mil pessoas.

Os grupos prioritários são os maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, trabalhadores da saúde e, a partir deste ano, também todos os professores, das redes pública e privada.

Riscos

Influenza ou gripe é uma doença viral, aguda e febril, caracterizada pelo início abrupto de sintomas como febre, calafrios e dor de cabeça, acompanhados de tosse, dor de garganta e coriza.

A infecção dura uma semana, em média, período em que o vírus pode ser transmitido através da tosse ou espirro, porém, em crianças esse período pode ser maior.

Algumas pessoas, como idosos, crianças pequenas, gestantes e quem tem doenças crônicas, possuem maior risco de desenvolver complicações devido à Influenza, levando a internações hospitalares e até mesmo mortes.

No ano passado, quando o Brasil enfrentou uma epidemia de gripe, Mogi das Cruzes registrou 45 casos de síndrome respiratória aguda grave, dos quais 13 pacientes morreram vítimas da Influenza. Neste ano, foram registrados até o momento 23 casos suspeitos, dos quais quatro foram confirmados por Influenza e dois por outros vírus.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo