Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Município de Interesse Turístico

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes pode se tornar Município de Interesse Turístico já neste ano

 

O projeto para que Mogi das Cruzes se torne um Município de Interesse Turístico pode ser aprovado ainda no primeiro semestre deste ano. Esta foi a declaração do secretário estadual de Turismo, Laércio Benko, que esteve na cidade na manhã desta quarta-feira (22/03), para participar de reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

De acordo com Benko, várias propostas de adequação à condição de Município de Interesse Turístico estão muito bem encaminhadas e ele já acertou, junto ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, fazer em breve as devidas atribuições a um primeiro grupo de cidades, que engloba de 20 a 30 cidades. “Serão contempladas ao todo 140 cidades, porém combinei com o governador de dividir isso em blocos e com certeza algumas cidades da região serão contempladas”, afirmou.

O secretário detalhou todos os pré-requisitos para que uma cidade atinga este objetivo. “Serão contempladas as cidades que apresentarem os requisitos legais, como a existência e atuação de um conselho municipal de turismo e de um plano diretor de turismo bem elaborado, que contenha um inventário dos artigos turísticos da cidade, sejam eles beleza natural, cultura, histórica ou folclore”, exemplificou, acrescentando que o processo de aprovação inclui uma análise técnica por parte da Secretaria Estadual de Turismo e também vistorias in loco, para a comprovação de existência dos atributos informados na documentação.

Para garantir e agilizar a aprovação dos projetos, o secretário Laércio Benko garantiu ainda que irá pessoalmente à Assembléia Legislativa, para dialogar com deputados e fazer explanações a respeito da importância do programa Municípios de Interesse Turístico.

O prefeito Marcus Melo assegurou que Mogi das Cruzes possui todos os atributos e documentos solicitados pelo Governo do Estado e reforçou que Mogi já fez a apresentação formal do pedido de adequação, com o auxílio do deputado estadual Marcos Damásio. “Já apresentamos o nosso projeto. Ele já está na Assembleia e, conforme informado pelo secretário, agora no mês de abril já deve ser apresentado ao governador a lista com os primeiros 20 a 30 municípios que receberão a atribuição. Ou seja, Mogi já fez a sua lição de casa, já apresentou todos os documentos e tem condições de ser contemplada como Município de Interesse Turístico, o que traz para a cidade um investimento da ordem de R$ 600 mil por ano”, pontuou.

Além deste projeto, o chefe do Executivo da cidade também apresentou ao secretário estadual alguns pleitos pontuais de Mogi das Cruzes, como apoio de infraestrutura para a realização de festas e eventos da cidade, melhorias na sinalização da Rota da Luz e complementos a programas e roteiros turísticos.

O deputado estadual Marcos Damásio, também presente na reunião, reiterou que fez a apresentação formal do projeto junto ao Governo do Estado. “Apresentei o projeto de lei na Assembleia e sei que ele está bem encaminhado. Com certeza isso vai para análise da Secretaria Estadual de Turismo, porém Mogi tem tudo que o Estado pede e apresentou toda a documentação solicitada. Acredito que a cidade vai ser bem avaliada”, pontuou.

Parque

Após sair da reunião do Condemat, o secretário estadual de Turismo, Laércio Benko, fez uma visita ao Parque Centenário da Imigração Japonesa, acompanhado dos secretários municipais de Cultura, Mateus Sartori – que também responde pele Turismo na Prefeitura, secretário do Verde e Meio Ambiente, Daniel Lima e o secretário de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães. O secretário estadual adjunto de Turismo, Romildo Campello, também acompanhou a visita. Benko solicitou a ida ao parque para conhecer a estrutura do local, que é um dos pontos turísticos de Mogi das Cruzes. (Lívia de Sá)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo