Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Descarte irregular gera consequencias

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Descarte irregular gera consequencias visíveis em épocas de chuva

 

Em época de chuva, o descarte irregular de lixo e entulho, ação esta que já é um problema identificado e combatido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, mostra todas as suas possíveis implicações e faz reforçar a necessidade de uma conscientização maior por parte da população. Córregos, rios e ribeirões cobertos com sacos de lixo, móveis velhos e outros tipos de materiais são resultado direto desta postura indevida, que pode contribuir ainda para desdobramentos mais sérios, como o transbordamento dos cursos d´água, já que o escoamento da água também fica prejudicado com o acúmulo de material na superfície.

A ação é constantemente combatida pela Prefeitura, por meio da divulgação de toda a estrutura existente no município para o descarte correto do lixo e também por ações de limpeza. Ainda assim, conforme levantamentos do Departamento de Limpeza Pública, cerca de 1,5 mil tonelada proveniente do descarte irregular é retirada pelas equipes de espaços públicos a cada mês. O impacto financeiro desta ação é de cerca de R$ 240 mil/mês e há reflexos também sobre a capacidade operacional e logística das equipes responsáveis pela limpeza pública da cidade.

Só nos 15 primeiros dias de 2017, as equipes da limpeza pública fizeram 28 atendimentos pontuais para a recolha de material descartado de forma incorreta. As ações aconteceram em locais como Jardim Santa Tereza, Vila Rubens, Mogilar, Vila Industrial, Vila Jundiaí, Jardim Rodeio, entre outros. Já o tipo de material recolhido envolveu lixo comum, restos de construção civil e pneus. Materiais estes que, no caso do lixo comum, são recolhidos diariamente pela coleta de lixo da cidade e, no caso de entulho e pneus, são recebidos diariamente nos Ecopontos da cidade, bem como recolhidos pela Operação Cata-Tranqueira.

Na próxima semana, as equipes, que já estão atuando no mutirão do Complexo Viário Júlio Simões e adjacências com serviços de roçada, darão início à recolha de todo material descartado irregularmente no entorno do córrego dos Canudos e também em bairros próximos.

Além dos atendimentos pontuais e dos mutirões, há uma relação, com mais de 20 locais, que são conhecidos como pontos “viciados” de descarte irregular. Isto é, locais em que a ação do despejo incorreto é praticamente diária. “São lugares em que, se a gente for todo dia, todo dia vai ter material para retirar. Isso, claro, não é viável. Não há como estar em todos os lugares todos os dias”, explica o diretor de Limpeza Pública da Prefeitura, José Roberto Elias Rodrigues, ao acrescentar que as pessoas podem e devem denunciar o descarte feito desta forma, porém que a solução definitiva só viria com o abandono da prática por parte da comunidade.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 153. O ato de depositar, distribuir ou lançar lixo ou entulho em vias públicas, passeios, logradouros em geral, canteiros, qualquer área pública ou terrenos não edificados de propriedade pública ou privada, leitos de córregos, ribeirões e outros cursos d´água naturais está previsto na Lei Municipal 4.630/1997. Em caso de flagrante, é possível aplicar penalidades, cujos valores variam, conforme o tipo de material descartado irregularmente. Até agora, em 2017, não houve aplicação de multa derivada de flagrante.

Estrutura da Prefeitura

A Prefeitura de Mogi das Cruzes disponibiliza a toda a população um amplo sistema de coleta e destinação dos resíduos, por meio de vários sistemas e programas. Um deles é a coleta de lixo doméstico, que atende a todos os bairros da cidade três vezes por semana, com exceção da área central e adjacências, que é atendida diariamente. Já a coleta de recicláveis, que se dá por meio do programa Recicla Mogi, atende aos bairros numa média de duas vezes na semana, em horários e dias alternados à coleta normal.

Existe também a Operação Cata-Tranqueira, que percorre, todos os sábados, um grupo determinado de bairros, fazendo a retirada de móveis velhos e todo tipo de material inservível, que as próprias pessoas devem separar e deixar na calçada em frente de casa nos primeiros minutos da manhã. Neste sábado (21/01), a Operação Cata-Tranqueira vai atender aos bairros Jardim Margarida, Novo Horizonte e também residenciais às margens da Rodovia Mogi-Dutra.

A cidade conta ainda com dois Ecopontos fixos, que são locais de entrega voluntária de materiais como entulho, vidros, papelão, ferro, embalagens, garrafas pet, jornais, revistas e outros papéis, caixas de leite, tubos de pasta de dente, pneus, lixo eletrônico e outros produtos. Uma unidade está no Jardim Armênia e a outra no Parque Olímpico. Ambas funcionam de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Além dos Ecopontos fixos, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem trabalhando em parceria com as Administrações Regionais, para a coleta de materiais desse tipo e disponibiliza ainda os Ecopontos itinerantes, por meio do qual importantes praças da cidade recebem, em dias e horários específicos, lixeiras da coleta seletiva.

A programação completa de todas as operações está sempre disponível para consultas no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. (LMS)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo