Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Ministério da Saúde visita Mogi

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Ministério da Saúde visita Mogi das Cruzes para conhecer detalhes do SIS

 

Técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Mogi das Cruzes nesta quarta-feira (14/12) para conhecer o SIS – Sistema Integrado de Saúde e buscar referências para a criação de um programa semelhante para implantação em nível nacional. Desde que entrou em operação, em 2010, o SIS tem ganhado destaque entre gestores e profissionais de saúde pública de todo o país porque permite, por meio da informatização e interligação, diversos facilitadores de gerenciamento e controle administrativo.

A responsável pela Coordenação de Acompanhamento e Avaliação da Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Cláudia Cielo, e o representante da Escola Nacional de Administração Pública G’Nova, Fernando Kleiman, foram recebidos pelo secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, pela secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha, e ficaram impressionados com o sistema mogiano.

“Viemos conhecer o SIS de Mogi das Cruzes porque a cidade foi pioneira em organizar, de forma eletrônica, o agendamento de consultas. O SIS é altamente positivo e conhecendo os detalhes do programa tivemos vários retornos interessantes que devem contribuir para o planejamento de uma solução nacional”, afirmou Fernando Kleiman. Segundo ele, o sistema mogiano foi indicado ao Ministério da Saúde como exemplo de gestão eletrônica para o atendimento de saúde pública.

Para entender os detalhes do sistema mogiano, os servidores federais visitaram a Central de Agendamento de Consultas, a Unidade Básica de Saúde do Alto Ipiranga, o Pró-Mulher e uma unidade da Estratégia Saúde da Família. Tiraram dúvidas com os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, com profissionais que atuam nas unidades e também conversaram com usuários. “O objetivo da visita era justamente entender os diversos pontos de vista e também os benefícios, potencialidades e dificuldades do modelo adotado pelo município”, explicou.

Desde a sua implantação, em 2010, o Sistema Integrado de Saúde vem promovendo importantes avanços na saúde de Mogi das Cruzes. “O SIS permitiu a facilidade de acesso às informações e avançou com diversos recursos que estão contribuindo para melhorar o gerenciamento da saúde pública na cidade”, informou o secretário, destacando o aviso eletrônico das consultas e exames como ferramenta para redução do absenteísmo.

A implantação do SIS começou com a informatização e evoluiu para a disponibilização de recursos importantes como prontuário eletrônico, controle de estoques de medicamentos e insumos, disponibilidade de vagas e confirmação de consultas e exames por mensagens de celular ou fonadas, além de um mapeamento clínico dos pacientes por região e combate à violência contra criança, mulher e idoso. Atualmente, são 220 mil usuários cadastrados que podem agendar consultas e esclarecer qualquer dúvida de saúde pelo telefone 160.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo