Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Semae inicia obras civis

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Semae inicia obras civis da modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro

 

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) iniciou as obras civis da primeira etapa da modernização, reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, na Rua Otto Unger. Algumas instalações começaram a ser removidas para permitir as escavações dos futuros filtros. Com o início das obras, a portaria de acesso para funcionários, visitantes e público em geral foi transferida, a partir desta quinta-feira (01/12), para a entrada em frente ao prédio principal da autarquia, também na Otto Unger. O investimento nesta primeira fase é de R$ 12,1 milhões, o maior já feito com recursos próprios em toda a história do Semae.

Com a ampliação, a ETA passará a operar com 12 filtros (construção de seis e reforma dos outros seis que já são utilizados), melhorando a qualidade da água distribuída à população. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 20 meses.

A autarquia trabalha para que, durante a execução dos serviços, não haja interrupção do abastecimento. Somente no final da obra, no momento de interligação com a rede, é provável que haja pequenas interrupções programadas, com poucas horas de paralisações e aviso à população com antecedência.

Além dos novos filtros, o sistema será automatizado, incluindo a retrolavagem (limpeza dos filtros), tornando mais moderna a operação. A estação também ficará pronta para uma futura ampliação do volume produzido pelo Semae (dos atuais 950 litros por segundo para 1.200 litros por segundo), devido à maior área de filtração.

O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro civil Luiz Di Bernardo, mestre e doutor em hidráulica e saneamento e considerado uma das principais referências do assunto no País, com pós-doutorado pela Iowa State University, nos Estados Unidos. O documento é como um plano diretor para melhoria e eficiência da ETA, e que servirá de parâmetro para qualquer mudança futura na estação.

Posteriormente, a modernização terá outras duas etapas. A segunda será a construção de uma unidade de tratamento de resíduos. Na terceira fase, um novo conjunto de floculadores, que são equipamentos que agitam a água e onde (com a adição de produtos químicos) se formam flóculos que carregam a sujeira para ser separada. O investimento total previsto é de R$ 30 milhões.

A Estação de Tratamento de Água Centro foi inaugurada em maio de 1957, quando o serviço ainda era prestado pela Divisão de Água e Esgotos, órgão que antecedeu ao Semae e que era subordinado ao Departamento de Viação, Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura. Esta será a terceira reforma e ampliação da ETA. A primeira foi em 1969-1970 e a segunda, em 1992. (JN)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo