Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Evento do Cecan em Mogi das Cruzes

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Secretário apresenta cenário da oncologia em Mogi das Cruzes durante evento do Cecan

 

O secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, participou, nesta manhã de quinta-feira (24/11), do workshop “Recomeço: uma vida após diagnóstico de câncer”. O evento foi promovido pelo Cecan – Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer, no auditório vip da Universidade Braz Cubas (UBC), com objetivo de abordar diversos aspectos da doença e oferecer um espaço para a troca de informações.

A abertura foi realizada com a palestra “Impacto do diagnóstico do câncer e os aspectos emocionais”, apresentada pelo psicólogo René Padovani e pela assistente social Raquel Palmeira, ambos do Cecan, entidade parceira da Prefeitura de Mogi das Cruzes no atendimento aos pacientes e familiares. Na sequência, o secretário Marcello Cusatis, apresentou o tema “Cenário da Oncologia em Mogi das Cruzes e Região do Alto Tietê”, que mostrou os principais avanços e desafios do atendimento oncológico no município e região.

Em 2015, por exemplo, somente a Secretaria Municipal de Saúde realizou 302 encaminhamentos de novos pacientes oncológicos. Deste total, 121 foram encaminhados para tratamento no Hospital Luzia de Pinho Melo e os demais para outras unidades da Rede Hebe Camargo, como Pérola Byington, Santa Casa de São Paulo e Hospital das Clínicas de São Paulo. “Uma das nossas maiores batalhas tem sido manter os pacientes em tratamento no próprio município”, explicou o secretário.

Clique aqui e confira a apresentação completa

Durante a apresentação, Cusatis mostrou diversos números, como estimativas de consultas e tratamentos de quimioterapia e radioterapia para municípios do Alto Tietê. Mostrou, ainda, avanços da Prefeitura de Mogi das Cruzes na oferta de consultas e procedimentos até então realizados apenas por equipamentos do Estado. “O atendimento em Mastologia começou em 2009, com o dr. Adriano Baeta, e hoje conta com quatro locais: Pró-Mulher, Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Unica Jundiapeba e Ame”, explicou, detalhando também a ampliação dos serviços de diagnóstico.

Prevenção

Maus hábitos e aumento da expectativa de vida da população estão mudando o ranking das causas de morte entre os brasileiros. Apesar de infarto, hipertensão e acidente vascular cerebral figurarem no topo da lista, os casos de câncer estão avançando muito nos últimos anos em todo o País e a situação não é diferente em Mogi das Cruzes, onde as neoplasias são a segunda causa de óbito.

Para alertar a população, a Administração Municipal promove ações para prevenir e facilitar o acesso ao diagnóstico precoce da doença por meio de campanhas permanentes como Outubro Rosa, Novembro Azul, Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca e outras iniciativas. Ao longo do mês de novembro, em função da Semana Municipal de Combate ao Câncer, o tema é abordado em grupos educativos, rodas de conversa e salas de espera das unidades de saúde.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo