Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Secretaria de Saúde alerta viajantes

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Secretaria de Saúde alerta viajantes sobre vacinação preventiva

 

A Secretaria Municipal de Saúde alerta os mogianos que pretendem viajar. Algumas regiões do país e do exterior são consideradas áreas de risco para doenças como febre amarela e sarampo. Nestes casos, a orientação é atualizar a caderneta de vacinação antes da viagem e buscar informações sobre doenças existentes nos locais que serão visitados.

A imunização contra febre amarela é indicada para qualquer pessoa que for viajar para áreas consideradas de risco para a doença, especialmente para regiões rurais, ribeirinhas e de mata, e para viajantes ao exterior em que há a exigência do Certificado Internacional de Vacinação.

A vacina é aplicada a partir dos nove meses de idade e deve ser ministrada com pelo menos 10 dias de antecedência à viagem. Quem se vacinou há menos de 10 anos não precisa repetir a dose. A dose contra febre amarela está disponível em cinco Unidades Básicas de Saúde, em dias alternados (veja o quadro abaixo).

“A vacina contra a febre amarela é indicada para quem irá viajar para as áreas de risco, o que inclui grande parte do interior de São Paulo, a região Norte, Centro Oeste, parte de alguns estados da região Nordeste e também partes dos estados da região Sul, portanto, é necessário que se consulte a Vigilância para saber se há necessidade de tomar a vacina”, explica a médica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Tereza Nihei. Segundo ela, a vacina não é indicada para gestantes e pessoas que apresentem imunossupressão por alguma doença ou por fazerem uso de medicamentos imunossupressores, como pacientes em tratamento contra o câncer, por exemplo.

Outra doença que exige cuidados preventivos é o sarampo. No calendário de rotina, as crianças devem receber duas doses de vacina, a primeira dose contra o sarampo aos 12 meses e a segunda dose, com 1 ano e três meses. Para adolescentes de até 19 anos também são recomendadas duas doses, enquanto os adultos nascidos a
partir de 1960 devem tomar uma dose. A vacinação contra o sarampo deve ser realizada pelo menos 15 dias antes de viajar, em qualquer unidade de saúde.

Onde tomar a vacina contra febre amarela:

Segunda-feira: UBS Ponte Grande - Telefone: 4790-1412
Rua Av. Lothar Waldemar Hoehne, 70

Terça-feira: UBS Jardim Camila - Telefone: 4796 -3578
Av. Presidente Getúlio Vargas, 999

Quarta-feira: UBS V. Jundiaí - Telefone: 4727 - 3581
Rua José Galdino de Castro, s/nº

Quinta-feira: PA Jardim Universo* - Telefone: 47273-464
Rua Dom Luís de Souza, 136 - até o dia 30 de novembro de 2016
*A partir 1º de dezembro o PA Jd Universo deixará de fazer a vacina contra febre amarela e será substituído pela UBS Alto do Ipiranga, que fica na rua Capitão Joaquim Mello Freire, nº 700, no bairro Vila Lavínia, Telefone: 4735-1314

Sexta-feira: UBS Vila Suíssa - Telefone: 4761- 6678
Av. Riccieri José Marcatto, 310


Onde tomar a dose contra o sarampo:
Todas as UBS e PSFs

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo