Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Campanha Outubro Rosa é lançada

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Campanha Outubro Rosa é lançada oficialmente em evento marcado pela emoção

 

Uma noite repleta de emoção, alegria e informação marcou o lançamento oficial da Campanha Outubro Rosa 2016 em Mogi das Cruzes, que tem como objetivo alertar sobre o câncer de mama. O evento foi realizado no auditório do Cemforpe e reuniu diversas autoridades como o prefeito Marco Bertaiolli, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, e o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.

“O Outubro Rosa é um momento de lembrarmos sobre a importância da conscientização, da prevenção e do diagnóstico precoce, mas Mogi das Cruzes pensa rosa o ano todo. A qualquer momento, é possível tirar dúvidas e realizar os exames necessários”, explicou Mara, agradecendo a participação e o envolvimento de todos na causa. “Mais uma vez, vocês estão fazendo a diferença no sucesso do evento”, completou.

Em seguida, o médico ginecologista Ricardo Bastos, coordenador de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, e a cirurgiã dentista Desireé Cavalcanti, proferiram palestra sobre câncer de mama e câncer de colo de útero. “O câncer de mama é o câncer de maior incidência entre as mulheres, seguido do câncer de colo do útero, que é totalmente evitável desde que a mulher realize o exame preventivo anualmente”, explicaram.

Por este motivo, a principal estratégia deste ano é facilitar o acesso das mulheres aos exames que podem prevenir ou detectar precocemente as duas doenças. O Papanicolaou é indicado a cada 12 meses para mulheres com vida sexual ativa, em qualquer idade, enquanto a mamografia é direcionada para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, conforme nova orientação do Ministério da Saúde. Em ambos os casos, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência (Posto de Saúde ou Unidade de Estratégia Saúde da Família) e solicitar o agendamento. Durante o mês de outubro não há necessidade de pedido médico.

O evento contou, ainda, com demonstrações de possíveis amarrações de lenços para mulheres em tratamento de quimioterapia, realizadas por Francesca Valenti, do grupo Laços de Amizade, e Suellen Sartorato, blogueira de moda e funcionária da Secretaria Municipal de Saúde. Na sequência, a diretora da empresa Z/Training – Treinamento e Desenvolvimento, Silvana Zugaib, contou como está enfrentando o tratamento contra o câncer de mama. “Tudo na vida tem um propósito: você precisa encontrar algo de positivo e seguir em frente. Seguir na luta”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, falou sobre os avanços conquistados na área desde 2009, quando a cidade contava com apenas um mamógrafo. “Hoje temos quatro aparelhos que estão contribuindo para facilitar o acesso e para reduzir os índices de mortalidade, afinal, quando descoberto no começo, as chances de cura são muito maiores”, explicou.

Confira as taxas de mortalidade e morbidade do câncer de mama e câncer do colo do útero.

Lenços
O público presente levou lenços para doação ao auditório do Cemforpe. Quem quiser colaborar com a Campanha Outubro Rosa pode levar as peças a um dos sete pontos de coleta ou para qualquer unidade de saúde ou do Programa Saúde da Família (PSF).

Locais para doação:
• Prédio sede da PMMC: avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277
• Unidade II da PMMC: rua Francisco Franco, 133 – Centro
• Secretaria Municipal de Saúde: rua Manuel de Oliveira, 30 – Mogilar
• Hospital Municipal de Mogi das Cruzes – rua Gutterman, 577 – Braz Cubas
• Unica Ambulatorial – rua Professora Lucinda Bastos, 1.790 - Jundiapeba
• UBS Alto Ipiranga – rua Capitão Joaquim de Melo Freire, 700
• UBS Braz Cubas – rua Padre Álvaro Quinones Zuniga, 340

Mais informações sobre a Campanha Outubro Rosa podem ser obtidas pelo SIS 160 (ligação gratuita).

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo