Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Cure 192 mais de 390 mil atendimentos

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Cure 192 presta mais de 390 mil atendimentos em cinco anos

 

Em cinco anos de atividades, a Cure 192 - Central de Urgências, Remoções e Emergências registrou 394.760 atendimentos. Deste total, 164.169 foram atendimentos de urgência realizados pelas equipes especializadas do Samu - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Outros 68.629 foram remoções eletivas, 64.877 foram transportes de pacientes para tratamento em outros municípios e 60.888 para realização de hemodiálise.

Confira as atividades da Cure 192

O prefeito Marco Bertaiolli comemora o avanço na qualidade do atendimento prestado desde 2011 aos mogianos e destaca a importância do serviço para a Região. Em Mogi das Cruzes, o Samu é gerenciamento por meio de um consórcio formado pelo município e também pelas cidades de Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema e Arujá.

"O Samu é um equipamento complexo, seja na sua operação ou administração, mas é também um serviço que nos enche de orgulho porque é uma unanimidade junto à população. É um diferencial quando o assunto é salvar vidas e por isso não podemos mais imaginar a nossa cidade sem o seu atendimento", afirmou.

Ao longos destes cinco anos, a Cure 192 vem aperfeiçoando seu atendimento e despontando como referência. Em 2012, poucos meses após ser implantado, o Samu de Mogi das Cruzes foi o primeiro entre 157 existentes no Brasil naquela ocasião a ser qualificado pelo Ministério da Saúde, atendendo à portaria 1.010 de 21 de maio de 2012.

"Diferenciais como esse tem chamado a atenção de outros municípios, profissionais de saúde e também de estudantes em busca de maior qualificação na área de urgência e emergência", avalia o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, que recebeu diversas comitivas de gestores interessados em conhecer o modelo de gestão adotado na cidade.

Outra estratégia tem sido a descentralização do atendimento, considerando a grande extensão territorial de Mogi das Cruzes. Em 2013, o serviço ganhou uma base descentralizada em Braz Cubas e até o final deste ano, com a inauguração da UPA 24 horas - Unidade de Pronto Atendimento Kaoru Hiramatsu, a terceira unidade será instalada. "O objetivo é garantir ainda mais qualidade e rapidez nos resgates", acrescentou.

Informatização garante ainda mais agilidade ao serviço

No início deste ano, a Cure 192 passou a contar com um novo sistema que permite a informatização do atendimento nas ambulâncias por meio de tablets. O sistema transmite, em tempo real, informações do atendimento em andamento para a Central de Regulação, garantindo maior agilidade no tratamento ou encaminhamento da vítima.

Além da agilidade, o sistema oferece maior confiabilidade nos dados transmitidos para o médico regulador que se encontra na Central de Regulação; maior sustentabilidade, por meio da economia de papel; e agilidade na transmissão de informações para o médico regulador, sem utilização das transmissões via rádio, diminuindo consideravelmente a poluição sonora da base. Os tabletes estão implantados em 15 viaturas, sendo 11 do Samu e quatro do Setor de Ambulâncias, que trabalham com equipes de enfermagem, dando suporte aos atendimentos móveis de urgência e emergência.

A Cure 192 mudou o conceito de atendimento móvel na cidade, garantindo mais segurança aos mogianos em momentos críticos como acidentes, maus súbitos, urgências e emergências de saúde. Grande parte do sucesso na recuperação de uma vítima depende basicamente do primeiro socorro, seja em acidentes ou casos clínicos.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo