Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Terceira etapa da antecipação da vacina

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Terceira etapa da antecipação da vacinação começa na 2ª feira com mais de 40 mil vacinados

 

A terceira e última etapa da antecipação da Campanha de Vacinação contra a Gripe na Grande São Paulo começa nesta segunda-feira (18/04) com a imunização de puérperas, pessoas com comorbidades (doenças crônicas elencadas pelo Ministério da Saúde) e indígenas. Nas duas últimas semanas, foi realizada a vacinação de profissionais que trabalham em hospitais e pronto atendimentos públicos e privados, crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, pessoas com 60 anos ou mais e gestantes.

Em Mogi das Cruzes, foram vacinadas 41.583 pessoas até o final da tarde de quinta-feira (14/04). Deste total, foram imunizadas 11.058 crianças, 1.884 gestantes, 5.743 trabalhadores de saúde e 22.898 idosos que representam, em média, 51,81% do total estimado para os grupos prioritários na cidade.

Em 2016, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe contempla os mesmos grupos dos anos anteriores: crianças de seis meses a dois anos incompletos, gestantes, mulheres no período pós-parto, pessoas com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas com indicação médica e população indígena. Juntos, estes grupos somam cerca de 75 mil pessoas em Mogi das Cruzes e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 80%, ou seja, 60 mil pessoas.

A nova vacina protege contra o H1N1 e outros tipos do vírus (H3N2 e B/Brisbane) e a antecipação da imunização é uma forma de prevenir o avanço dos casos no Estado de São Paulo. Neste ano, de janeiro a março, o Estado registrou 299 internações por problemas respiratórios e 66 pessoas foram diagnosticadas com H1N1 em São Paulo, com oito mortes. No ano passado, foram 12 casos, sem mortes. Em Mogi das Cruzes, até o momento, foram notificados 48 casos suspeitos, dos quais três casos foram confirmados, incluindo um óbito.

Apesar da antecipação, Mogi das Cruzes manterá o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe no dia 30 de abril, quando todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8 às 17 horas, para facilitar o acesso das pessoas que eventualmente não tenham sido imunizadas até então. Neste dia, equipes volantes farão também a imunização de pacientes acamados cadastrados previamente junto à Vigilância Epidemiológica para o atendimento domiciliar.


Para prevenir a gripe, outras recomendações importantes são:

• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
• Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
• Evitar aglomerações e contato com pessoas doentes;
• Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
• Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
• Procurar assistência médica se surgirem sintomas, evitando a automedicação.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo