Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Cursos atendem mogianos com capacitação

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Cursos atendem mogianos com capacitação e incentivo ao empreendedorismo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação fortaleceu a capacitação da população de Mogi das Cruzes neste ano, com uma série de cursos voltados à qualificação profissional e ao empreendedorismo. As ações fazem parte do programa Mogi Conecta e foram desenvolvidas por meio de parcerias com entidades e com a iniciativa privada.

“A capacitação da população é um dos principais pontos trabalhados para estimular a empregabilidade e a geração de renda dos mogianos que estão buscando novas oportunidades. Neste ano, com a criação do programa Mogi Conecta, foi feita a estruturação para oferecer cursos que possam beneficiar na prática a vida das pessoas, inclusive, em alguns casos, com a possibilidade de o participante já sair encaminhado para uma oportunidade”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

Em parceria com o Sebrae, foram disponibilizados 13 cursos, por meio do programa Empreenda Rápido. Ao todo, foram cerca de 260 pessoas participantes em turmas para Técnicas para a criação de uma loja virtual, Venda melhor com técnicas consultivas, Técnicas para desenvolver seu comércio eletrônico, Aprenda a vender melhor no e-commerce, Sistema de partida de motores, Técnicas de dimensionamento de circuitos elétricos, Aprenda a vender melhor no varejo, Entenda melhor o seu cliente e venda mais, Venda melhor com técnicas consultivas, Aprenda a vender melhor no varejo, Técnicas básicas de vendas no varejo, Resolvendo problemas de TI para seus clientes e Aumente suas chances no mercado de trabalho. 

Além disso, foram realizados oito cursos por meio do Programa Via Rápida, uma parceria com o Governo do Estado: Assistente Contábil, Auxiliar de logística, Porteiro e controlador de acesso, Recepção e atendimento, Almoxarife e Estoquista, Assistente Administrativo, Lógica de Programação, Desenvolvimento de websites front-end. Neste caso, foram beneficiadas cerca de 160 pessoas.

Parcerias

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inovação também ofereceu cursos em parceria com a iniciativa privada. Na área de Marketing Digital, o Mogi Conecta e a Hubify, empresa de publicidade, desenvolveram um treinamento para os jovens atendidos pelo programa Conduz, da Secretaria Municipal de Assistência Social. O conteúdo foi proposto pela empresa com base na necessidade de formação de mão de obra para o mercado de trabalho e ministrado pelos próprios funcionários.
Foram formados 12 jovens e um deles foi admitido na empresa parceira como estagiário e iniciou sua graduação em uma universidade da cidade. 

Já com a empresa paulistana Redfox, especializada em soluções tecnológicas, criou um programa de formação para preparar alunos dos cursos da área de TI para o mercado de trabalho por meio de um curso remunerado. Um dos municípios escolhidos para participar da iniciativa, Mogi das Cruzes teve dois alunos selecionados e um deles foi efetivado como estagiário após o período de formação.

Empreendedorismo

O programa Mogi Conecta também desenvolveu ações voltadas para estimular o empreendedorismo da população. Em agosto, uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a Agência Besouro de Fomento Social e a Gerdau realizou o projeto Gerdau Transforma. Os inscritos receberam a capacitação por meio de aulas online, além de apoio personalizado de consultores pelo período de três meses de incubação. Esta turma teve 518 pessoas inscritas. Deste total, 117 foram incubadas na consultoria e 63% dos alunos já estão empreendendo ou pretendem empreender. 

Outra parceria, desta vez entre a Prefeitura, a JA São Paulo e a Gerdau, realizou o programa Mulheres Empreendedoras. A iniciativa tem como ação a aprendizagem prática, 100% online e com o foco em mulheres que possuem um negócio ou desejam abrir um. Ele é dividido em cinco encontros para estimular a auto-estima das participantes, senso de pertencimento e compromisso em desenvolver suas habilidades empreendedoras. A iniciativa contou com 66 inscritos.

“Os resultados deste ano foram bastante positivos e, para 2022, o programa Mogi Conecta já está planejando novas ações. Além disso, a administração também desenvolverá novos trabalhos, com foco na capacitação dos mogianos, no empreendedorismo e na inovação”, disse Bastianelli.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo