Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Reuniões devolutivas do Participa Mogi

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Reuniões devolutivas do Participa Mogi transformam demandas em soluções efetivas

O Programa Participa Mogi vem realizando reuniões devolutivas nos bairros e distritos de Mogi das Cruzes neste mês de novembro e os resultados práticos começam a aparecer, na forma de propostas concretas apresentadas pelos moradores que se tornam soluções efetivas. As secretarias municipais têm participação direta neste processo, recebendo as demandas da população e transformando as manifestações em iniciativas.

A participação popular é um dos pilares da atual gestão municipal e o Programa Participa Mogi desempenha um papel central neste processo. É um canal permanente de diálogo, participação e identificação de demandas da sociedade, ouvindo as pessoas e priorizando as ações e soluções em conjunto com as secretarias municipais.

Na reunião de retorno realizada em Sabaúna, na terça-feira (16/11), por exemplo, vários pontos apresentados pela sociedade ganharam forma de ações concretas. Um dos pontos levantados pelos moradores foi o aumento de viagens para a região e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana detalhou as medidas que estão sendo colocadas em prática.

O sistema municipal de transporte coletivo está passando por um estudo para que seja feito um redesenho das linhas. O objetivo é que o sistema esteja adaptado às necessidades dos passageiros, operando de maneira mais eficiente e moderna. A principal alteração do estudo que está sendo desenvolvido é a retirada da circulação de ônibus pela região central, levando os pontos finais de parada para o terminal mais próximo da região que a linha serve.

Esta medida oferece ganhos na agilidade e na pontualidade das viagens, uma vez que elimina a influência do trânsito intenso das ruas do Centro no trajeto dos ônibus. Os itinerários também passarão por alteração de eficiência, evitando voltas desnecessárias, que aumentam o tempo da viagem e encarecem o sistema. Todo este trabalho está sendo desenvolvido em conjunto com as empresas, por meio de reuniões técnicas, e com a população, por meio de reuniões do programa Participa Mogi Mobilidade. 

Estas medidas impactarão no custo do sistema, tornando-o mais eficiente. A economia está em itens como consumo de combustível pelos ônibus, pneus, depreciação dos ônibus, entre outros. A redução terá influência direta no custo do sistema. Para a população, o principal resultado é que as mudanças oferecem mais eficiência e previsibilidade à circulação dos ônibus e abrem espaço para a ampliação do número de viagens e de atendimento nos bairros.

Os distritos de Biritiba Ussu e Sabaúna receberão o projeto-piloto, que já foi apresentado para a população nos dois locais. Após as próximas reuniões, e com a participação da população nas consultas que serão abertas dentro do Programa Participa Mogi, terá início a alteração gradual do sistema. Com o redesenho proposto, os passageiros de Biritiba Ussú ganharão cerca de 40 minutos em cada viagem de ida e volta e será possível a implantação de novas partidas.

Em Sabaúna, os passageiros também deverão ganhar cerca de 40 minutos em cada viagem de ida e volta e os estudos mostram que também será possível a ampliação das partidas. Nos próximos dias, será disponibilizado um link no site da Prefeitura para que os passageiros possam opinar sobre como os benefícios serão efetivados.

Educação
    
Uma das principais demandas trazidas pelos moradores já está começando a ser atendida pela Secretaria Municipal de Educação. A pasta está desapropriando um terreno para a construção de uma futura escola de ensino fundamental. O decreto de desapropriação já foi publicado e será dado início ao projeto de construção da nova escola, que também permitirá uma melhor distribuição das turmas de creche e pré-escola nas unidades escolares já existentes. O anúncio da medida foi comemorado pelas pessoas presentes à reunião, que aplaudiram a novidade.

Na área de saúde, as manifestações da população levaram a Secretaria Municipal de Saúde a propor diversas mudanças no posto de saúde local. Elas ocorrerão a curto, médio e longo prazo. Inicialmente, está prevista a melhoria do acolhimento aos pacientes por parte da equipe de atendimento. Outro ponto será a territorialização, que irá priorizar pacientes que residem na área de abrangência da unidade. 
    
Na área de turismo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento vem atuando ao lado da comunidade na instalação de um projeto turístico em Sabaúna, com o apoio da Coordenadoria Municipal de Turismo. A Administração Municipal vem auxiliando os moradores no desenvolvimento de um projeto para a criação de um parque em uma pedreira de Sabaúna, que é uma ação privada.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo