Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Sistema de coleta e descarte de materiai

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Sistema de coleta e descarte de materiais colabora para prevenção em época de chuva

Mogi das Cruzes possui um sistema integrado de coleta de lixo e descarte de materiais inservíveis, que funciona continuamente e que auxilia a população em épocas de chuvas mais intensas, como o verão. Além da coleta de lixo tradicional, a cidade possui três ecopontos – localizados no Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba – e a Operação Cata-Tranqueira, que percorre os bairros periodicamente recolhendo objetos sem uso descartados pela população.

A destinação correta de lixo e materiais sem serventia é fundamental para garantir a fluidez dos cursos d’água e a limpeza de áreas abertas. A coleta de lixo regular permite o descarte dos objetos de forma adequada (Clique aqui para ver a tabela com os dias e bairros atendidos)

Por conta da pandemia, o trabalho dos catadores foi suspenso na Usina de Triagem da Vila São Francisco, que passa por um processo de reforma e ampliação. Os catadores foram deslocados para os três ecopontos. Lá eles recebem os materiais e realizam a separação, dando continuidade ao processo de reciclagem.

Dentro das residências, também é importante que não sejam destinados objetos sólidos no vaso sanitário, o que pode causar entupimento da rede de esgoto e retorno do material para as casas ou apartamentos.

Da mesma forma, a saída de água pluvial deve ocorrer pelas calhas até as sarjetas, evitando-se a ligação do sistema na rede de esgoto – o que igualmente sobrecarrega o sistema, podendo causar vazamentos.

 A limpeza de córregos e cursos d'água acontece continuamente, e de forma mais intensa durante os meses que antecedem o verão, com o objetivo de aumentar a vazão da água. Neste mês de janeiro, a Prefeitura realiza ações para minimizar os efeitos das chuvas, em um trabalho integrado e realizado por diversas secretarias.

Para o atendimento de emergências causadas pelas chuvas, a Prefeitura mantém a Operação Verão, que acontece no período entre 1º de dezembro e 31 de março. Durante a operação, toda a estrutura da Prefeitura tem como prioridade o atendimento a questões causadas pelas chuvas. O monitoramento e o atendimento a quedas de árvores é uma das ações prioritárias deste trabalho. Emergências podem ser informadas pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Municipal). Para denúncias de descarte irregular de lixo, é importante que os cidadãos acionem a Prefeitura pelo telefone 153.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo