Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Guarda Municipal recebe quatro novas

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Guarda Municipal recebe quatro novas viaturas para a operação da ROMU

Quatro novas viaturas foram entregues para a Guarda Municipal na manhã nesta quarta-feira (16/12) para a operação da Ronda Ostensiva Municipal  Urbana (Romu), o novo grupamento da corporação. O prefeito Marcus Melo participou da cerimônia, que aconteceu no prédio da Prefeitura.

São 4 viaturas GM Trailblazer, adaptadas e equipadas para realizar este trabalho de segurança. O investimento da Prefeitura para a aquisição dos veículos foi de R$ 840 mil. As novas viaturas serão utilizadas nos serviços da Romu, que deverá começar a atuar até o final desta semana.

“Estou muito feliz de dar mais um passo com a segurança de Mogi das Cruzes. Este é mais um sonho que se realiza para a Guarda Municipal. Os veículos dão mais força e presença à Guarda, com equipamentos adequados que permitirão ao cidadão ter o sentimento de uma cidade mais segura”, afirmou Marcus Melo, lembrando que a Guarda Municipal está completando 17 anos neste mês. 

Com a entrega desta quarta-feira, além da possibilidade de início de operação da Romu, a Prefeitura de Mogi das Cruzes chega a 39 viaturas entregues para a Guarda Municipal desde 2017, entre automóveis e motocicletas.

“Temos um compromisso e uma responsabilidade gigantescas com a população e não é fácil manter a ordem em meio a pandemia. Investir na Guarda Municipal foi a decisão certa e temos a consciência da importância de ter uma cidade mais segura”, completou.

A Romu terá um papel importante em ações com grande número de pessoas e aglomerações, evitando a ocorrência de tumultos e contribuindo para a sensação de segurança da população. Ao todo, 25 guardas municipais foram capacitados para atuar no novo grupamento. Eles receberam treinamento para atuação em ações como controle de distúrbios e emergências, além da utilização de armamento pesado, como armas calibre 12, bombas de efeito moral, entre outras.

“Esta entrega representa mais uma etapa na evolução da Guarda Municipal. As viaturas Romu, para que se faça uma analogia, vão atuar de forma semelhante ao empregado pela Polícia Militar na Rota e na Força Tática. O trabalho vai ser diferenciado e cada viatura vai atuar com três guardas municipais”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

O vice-prefeito Juliano Abe, a comandante da Guarda Municipal, Thais Nascimento, e o comandante da Romu, Walter Siqueira, também participaram da entrega.

A Romu é o 4º grupamento específico criado para a Guarda Municipal desde 2017. Ele se junta à Patrulha Maria da Penha, que acompanha e faz atendimentos a mulheres vítimas de violência, à Patrulha Rural, que atua nas regiões mais afastadas do município, e à Ronda Escolar, que trabalha na segurança das regiões das escolas municipais.

A criação de grupamentos específicos faz parte dos investimentos em segurança pública realizados pela Prefeitura nos últimos anos. Foram implantadas 75 novas câmeras de monitoramento, fazendo com o que o número de equipamentos na cidade chegasse a 128. Além disso, 80 novos guardas municipais foram contratados e já estão atuando nas ruas.

A administração municipal também entregou o Polo Municipal de Segurança, em Jundiapeba, e cinco novas bases para a Guarda Municipal, localizadas no Terminal Central, Terminal Estudantes, Parque da Cidade, Parque Centanário e Praça Oswaldo Cruz. A Prefeitura também está assumindo as antigas bases da Polícia Militar em Braz Cubas, Jardim Universo, Rodeio e Mogi Moderno.

Também está em construção o Centro de Operações e Planejamento Integrado – Central de Inteligência, no bairro do Socorro. O investimento na obra, que deve reunir as estruturas da Secretaria de Segurança e uma nova Central de Monitoramento, é de R$ 3.979.221,35.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo