Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Iniciativa Programa Município VerdeAzul

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Iniciativa do Programa Município VerdeAzul, recuperação de nascentes beneficia a Vila Suíssa

Como parte das atividades do Programa Município VerdeAzul, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realiza neste início de agosto mais um projeto de recuperação de nascentes em áreas públicas. O trabalho vem ocorrendo nas nascentes localizadas na Vila Suíssa, na rua Pedro Genovês, onde os técnicos localizaram o início de cursos d'água importantes que, curiosamente, são direcionados para a bacia do Rio Paraíba do Sul. 

Mogi das Cruzes está situada entre duas grandes bacias hidrográficas, a do rio Tietê e a do rio Paraíba do Sul. Boa parte das nascentes que estão na face norte da Serra do Itapeti e em regiões como Cezar de Souza e Sabaúna drenam suas águas para bacia do rio Paraíba do Sul, enquanto o grande manancial de abastecimento da região, a bacia do rio Tietê, recebe as águas das nascentes situadas na face sul da Serra do Itapeti e outras regiões. 

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que a Programa Município VerdeAzul é uma das prioridades de Mogi das Cruzes: “Criamos um grupo de trabalho permanente para cumprir as exigências do programa e essa decisão tem sido um fator determinante para o bom resultado da cidade no programa. Após nosso recurso, Mogi das Cruzes saltou do 54º lugar para a posição de 25º município do Estado de São Paulo em Gestão Ambiental no ano de 2019”, explica. O secretário ainda acrescenta que a cidade “está trabalhando para conseguir uma nova certificação em 2020”. Vale lembrar que o município já conquistou duas certificações do programa, além de três prêmios Franco Montoro.

O diretor André Miragaia ressalta a capacidade produtora de água da cidade: “Mogi das Cruzes é um município singular no Estado de São Paulo, pois produz água para duas das bacias hidrográficas mais importantes do país: a do Alto Tietê Cabeceiras, que abastece a Região Metropolitana de São Paulo, e também a do rio Paraíba do Sul, que fornece água para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, detalha.

Segundo o coordenador do Programa Município Verde Azul da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Emerson Mochizuki, até o momento já foram plantadas mais de 200 árvores nativas no local das nascentes: “Isso vai aumentar a cobertura vegetal e garantir a proteção dessas nascentes contra processos erosivos. Já foram plantadas mudas de sangra d’água, pau-jacaré, café de bugre, pata de vaca, alecrim do campo e maricá”, comenta.

A previsão é de que o plantio de mudas no entorno das nascentes, bem como nas margens do curso d'água, tenha continuidade com o Programa Município Verde Azul. O secretário Daniel Lima observa que ações como esta mostram que Mogi das Cruzes é uma cidade comprometida com o meio ambiente e a participação ativa em ações como o programa do governo paulista se reverte em iniciativas práticas que asseguram a sustentabilidade da cidade. (Marco Aurélio Sobreiro)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo