Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Pandemia do novo Coronavírus mostra

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Pandemia do novo Coronavírus mostra a importância da Vigilância Sanitária

A pandemia do novo Coronavírus e as diferentes normas federais sobre os cuidados sanitários exigiram medidas rápidas por parte dos órgãos de Vigilância Sanitária em todo o país e no mundo, comprovando a importância dos cuidados e da prevenção. Em Mogi das Cruzes, o número de denúncias dobrou no primeiro semestre em relação à média registrada no ano passado, impulsionado principalmente pela Covid-19. O balanço é divulgado nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária.

Em 2019, a Vigilância Sanitária Municipal realizou um total de 1.673 procedimentos entre inspeções de rotina e licenciamentos (51%), inspeções por denúncias (23%) e outros (26%) como coletas de alimentos, coletas de água, análise de projetos e ações educativas. 
Durante todo o ano, foram atendidas 382 denúncias, ou seja, uma média de 32 por mês, sobre irregularidades diversas, como falta de higiene e produtos vencidos ou fora do padrão. Neste ano, até o momento, a média mensal de denúncias subiu para 68. 

Entre os meses de janeiro e junho foram realizados 698 procedimentos, dos quais 411 inspeções por denúncias, sendo 101 por inconformidades às normas impostas pelo novo Coronavírus. “São denúncias diversas, mas principalmente por irregularidades relacionadas à Saúde do Trabalhador, normas de distanciamento, uso de máscara e demais exigências e cuidados que precisam ser adotados na rotina”, explica a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Débora Iolanda Cardoso dos Santos. 

A importância dessas vistorias é evitar riscos à população na transmissão do Covid-19 e também de outras doenças por meio de produtos, serviços, alimentos e ambientes de trabalho. Garante, ainda, que comércios e serviços adotem medidas de prevenção e segurança dos seus produtos e colaboradores.

Durante as vistorias realizadas entre janeiro e junho deste ano, foram aplicadas 66 autuações, que tiveram como principais causas, o descumprimento de determinações (36%), seguido da falta de higiene (21%). Outros autos de infração foram motivados por ausência de licença, comércio de produtos fora do padrão, descumprimento de protocolos Covid-19, comércio de produtos vencidos, não adoção de boas práticas na manipulação de alimentos e saúde do trabalhador. “A pandemia do novo Coronavírus está mostrando cada vez mais a importância da Vigilância Sanitária. O respeito às normas sanitárias, higiene e boas práticas são fundamentais para a prevenção de doenças”, acrescenta Débora. 

A Vigilância Sanitária reúne um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Caso o cidadão encontre alguma irregularidade, pode fazer a denúncia pelo telefone 162 ou pelo site da Ouvidoria ou app. 
 

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo