Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Médicos podem indicar testes e exames

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Médicos podem indicar testes e exames de Covid para pacientes sintomáticos

Desde o início do mês, qualquer pessoa sintomática pode realizar o teste para Covid-19 mediante solicitação do médico assistente. Há exames disponíveis na Rede Básica, mas as indicações dependem do período inicial dos sintomas e outros critérios que somente o profissional pode analisar.

Até o mês passado, o exame era indicado apenas para profissionais de saúde e segurança em atividade, pessoas com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas, mas a deliberação 55/2020 da CIB - Comissão de Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo estendeu o recurso para qualquer indivíduo que apresente síndrome gripal com suspeita de Covid-19.

Os principais sintomas são febre acompanhada de alguma outra queixa como tosse, dor de garganta, coriza, dificuldade respiratória, ausência de paladar ou ausência de olfato. Em crianças, considera-se também obstrução nasal e, em idosos, critérios específicos de agravamento como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

A realização dos exames está indicada somente a partir do terceiro dia do início dos sintomas, visto que a realização precoce não detecta o vírus, podendo apresentar resultado falso negativo. Entre três e sete dias de sintomas, o teste utilizado é o RT-PCR, que consiste na coleta de material do nariz e da garganta pelo swab. Neste caso, a amostra é encaminhada para análise ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o resultado leva cerca de uma semana.

O teste rápido é indicado para pessoas sintomáticas após o sétimo dia a partir do início dos sintomas, preferencialmente a partir do 14º dia, quando a eficácia é ainda maior. Neste caso, o resultado fica pronto em 15 minutos. “É muito importante esclarecer que o tratamento do paciente não depende do resultado do teste. Com base no histórico e nas queixas, o médico prescreve as medicações e tratamentos”, explica o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.

Em todo o Estado de São Paulo, há um esforço para ampliação da testagem diagnóstica para Covid-19. O objetivo é oferecer subsídios para os serviços de saúde quanto à investigação laboratorial, utilização e interpretação dos testes sorológicos para a Covid-19 e padronização das condutas de isolamento. O recurso é importante, ainda, para apoiar os gestores na tomada de decisões e medidas de prevenção e controle da doença.

Mogi das Cruzes registrou, desde o início da pandemia na cidade, um total de 3.286 casos de mogianos infectados pelo novo coronavírus, dos quais, 2.127 já se recuperaram, 933 são casos ativos e, infelizmente, 226 vieram a óbito. O município ainda aguarda o resultado de 1.740 exames e investiga sete óbitos suspeitos de Covid-19. As taxas de ocupação de leitos de enfermaria é de 40,9% de UTI de 58,4%, em média, na cidade.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo