Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Ecopontos de Jundiapeba e Pq. Olímpico

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Ecopontos de Jundiapeba e do Pq. Olímpico voltam a receber madeira a partir desta quinta-feira

A partir desta quinta-feira (02/07), os ecopontos de Jundiapeba e do Parque Olímpico voltarão a receber resíduos de madeira. O descarte do material nos dois locais estava suspenso desde o dia 5 de junho, pois a empresa que prestava o serviço enfrentou problemas devido à pandemia do novo coronavírus e foi obrigada a suspender o recolhimento. A Secretaria do Verde e Meio Ambiente, porém, acertou a situação esta semana e garantiu a normalização do serviço.

O diretor da secretaria, André Miragaia, manteve o diálogo com a empresa durante todo o período em que o recolhimento esteve suspenso: “Foi uma questão temporária e emergencial. Logo que houve a suspensão do recolhimento, imediatamento informamos a população e orientamos as pessoas a destinarem os resíduos de madeira para o ecoponto do Jardim Armênia. Enquanto isso, mantivemos o contato com a empresa e esta semana conseguimos definir a retomada do serviço”, explicou.

Além da madeira, os ecopontos recebem grande volume de resíduos de construção civil e demolição (entulho), poda de árvores, pneus, móveis velhos, colchões, pilhas, baterias, resíduos metálicos, óleo de cozinha usado, plásticos etc. As unidades atendem apenas os cidadãos, com limite de um metro cúbico por pessoa – as empresas são responsáveis pela destinação de seus resíduos. Em média, as três unidades recebem 400 toneladas de resíduos por mês.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, lembra que, desde o dia 16 de maio, os três ecopontos tiveram seu horário de funcionamento ampliado em duas horas. O atendimento agora é das 6h30 às 18h30, e não mais das 8h às 18h, como acontecia até então. O objetivo é aumentar a possibilidade de descarte de materiais recicláveis e, consequentemente, a coleta seletiva na cidade.

Eletroeletrônicos

Os três ecopontos da cidade também começaram a receber o descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos – o atendimento é para pessoas físicas. A iniciativa marcou o início da ampliação da política de logística reversa na cidade, por meio de parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE).

Os equipamentos que podem ser descartados são aparelhos de ar-condicionado, aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão e torradeira, entre outros. A iniciativa envolve também a CataSampa, cooperativa que atua na cidade e já é parceira da Prefeitura na coleta seletiva. A política municipal de logística reversa inclui os catadores como parte fundamental do processo. Além dos três ecopontos, a ideia é ampliar gradativamente os locais de coleta. (Marco Aurélio Sobreiro)

 

Endereços:

- Ecoponto Jardim Armênia: rua Júlio Perotti, 56
- Ecoponto Parque Olímpico: avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, s/nº (esquina com a rua Archimedes Carlos Munford)
- Ecoponto Jundiapeba: rua Manoel Fernandes, 44 (esquina com a avenida João de Souza Franco)
- Os ecopontos abrem de domingo a domingo, incluindo feriados

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo