Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

9º Prêmio de Fotografia: vencedoras

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

9º Prêmio de Fotografia: imagens vencedoras mostram os desafios da vivência em isolamento

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou, nesta quinta-feira (18/06), as imagens vencedoras do 9º Prêmio de Fotografia de Mogi das Cruzes – 2020. Tanto na categoria profissional, com o título “A fuga latente”; quanto na amadora, nomeada “Controle da Sanidade”, as artistas expressaram situações desafiantes do isolamento. Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o tema foi “Meu Olhar, Meu Lugar”, sobre o distanciamento social e a visão dos fotógrafos de seus espaços de vida, abordando artisticamente os novos olhares, valores e significados da quarentena.

No Prêmio Profissional, a primeira colocação é um autorretrato da fotógrafa Lethicia Galo, de Mogi das Cruzes. No perfil da artista na rede social Instagram, a imagem é a sexta de uma série chamada “Fuga Latente – O Isolamento”. Na categoria amadora, a vencedora é Emy Tsutsumi, também de Mogi. A fotografia da artista, em preto e branco, é a imagem de um olho e o reflexo de uma pessoa gritando, à qual deu o título de “Controle da Sanidade”.

Respectivamente, as duas fotos também ficaram na primeira e segunda colocações na categoria “Melhor Fotografia Mogiana”, exclusiva a artistas da cidade, maiores de 18 anos.

No Prêmio Jovem, destinado a participantes com idades de 7 a 17 anos, o vencedor foi Igor Henrique Alves Martins, também de Mogi das Cruzes, com a foto “Pensamentos sobre o Isolamento Social”.

Por fim, conforme divulgado em 8 de junho, a fotografia do artista Osmar Duarte, de Teresina (PI), foi a vencedora da categoria Instagram – de livre participação.

Veja aqui as fotos vencedoras em todas as categorias

Além do tema, outra mudança no concurso deste ano, também em função da crise gerada pela pandemia, é que não haverá premiação em dinheiro, uma vez que a verba inicialmente destinada a este fim foi remanejada para apoio emergencial aos profissionais da arte e cultura da cidade que tiveram suas atividades paralisadas em função da quarentena (por meio da Movi.Ar - Mostra Virtual A Arte Não Esqueceu de Você).

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, ressalta que o objetivo do concurso foi promover uma imersão artística neste momento tão peculiar, criando um registro histórico da atual situação.

Nas categorias Prêmio Mogi de Fotografia 2020 e Prêmio Jovem haverá premiação com troféu para os primeiros e segundo colocados e também menção honrosa para quem ficar entre a terceira e décima colocação. Na categoria Melhor Foto Mogiana, a premiação vai apenas para os primeiro e segundo lugares. Por fim, na categoria Instagram, troféu apenas para o primeiro colocado.

Todas as fotografias inscritas passaram por uma primeira etapa de habilitação e depois foram enviadas para uma curadoria especializada, que fez a seleção dos vencedores com base nos seguintes critérios: estética, oportunidade, singularidade e qualidade de apresentação.

A entrega da premiação de todas as categorias será agendada posteriormente. As fotografias premiadas e com menção honrosa integrarão a mostra-coleção “Meu Olhar, Meu Lugar”.

Mais informações pelo e-mail culturamogi@pmmc.com.br ou pelo telefone/Whatsapp (11) 4798-6900.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo