Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Vídeos levarão conscientização contra o

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Vídeos levarão conscientização contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes

Tomando como base a campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que foi lembrada nacionalmente nesta segunda-feira (18/05), a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social decidiu ampliar o rol de ações orientativas e constituir uma semana inteira em alusão à data, exibindo, a partir desta terça-feira (19/05), vídeos, em que mostrarão os principais caminhos para a denúncia e o encaminhamento desse tipo de caso.

“Nosso foco é a participação da população, considerando em especial este momento de pandemia e isolamento social, que infelizmente faz crescer o número de casos. Pensamos em como sensibilizar essa população para denunciar e também em quais medos e incertezas as pessoas podem ter no momento da denúncia”, explicam Álex George Gonçalves Afonso, responsável pelo Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq e também Milena Grieco, coordenadora do Programa Criança Feliz.

Os vídeos terão um minuto de duração cada e ficarão disponíveis para consulta nos stories do Facebook da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Nesta terça-feira (19/05), o foco será falar sobre o Conselho Tutelar, órgão autônomo e colegiado, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, intervindo em casos de violência sexual, abuso, exploração e outras violações de direito.

Em Mogi das Cruzes, há três unidades do Conselho Tutelar, no Centro, em Braz Cubas e em Jundiapeba, que atuam de forma articulada, atendendo às denúncias em casos de suspeita de violação de direitos contra crianças e adolescentes.

O segundo vídeo, que será disponibilizado nesta quarta-feira (20/05), vai abordar a atuação do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, que tem sete unidades na cidade: Jundiapeba I, Jundiapeba II, Vila Nova União, Centro, Cezar de Souza, Jardim Layr e Vila Brasileira. Cada unidade atende sua região de referência e conta com equipe multiprofissional, formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, administrativos e ajudantes gerais e presta. Os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos atuam de forma articulada com o CRAS, prevenindo o agravamento das situações de vulnerabilidade e possíveis violações de direitos.

Na quinta-feira (21/05) o tema do vídeo será o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, unidade pública instituída no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, que atua com as famílias que possuem um ou mais membros com direitos violados. São duas unidades em Mogi das Cruzes, sendo uma no Centro e outra em Braz Cubas. 

Nos CREAS, são ofertados o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos e também o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Além disso, as unidades mantêm estreita comunicação com as unidades de SAICA - Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, responsáveis pelo atendimento de crianças e adolescentes que, por algum motivo, não podem permanecer sob os cuidados de suas famílias. 

Na sexta-feira (22/05), para encerrar a semana, a equipe planeja a realização de uma live, com a participação de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e também do Comitê de Combate a Violências, parceiros fundamentais em se tratando de garantia de direitos e políticas públicas para as crianças e adolescentes.

A partir da transmissão, que será feita pela página do Facebook da Prefeitura, as pessoas poderão participar, fazer perguntas e dialogar com os técnicos da Secretaria de Assistência Social, sanando dúvidas a respeito do tema.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo