Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Famílias em situação de vulnerabilidade

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Famílias em situação de vulnerabilidade começam a receber kits de agricultura familiar

A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu início nesta quarta-feira (06/05) às entregas de kits com gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar para famílias em situação de vulnerabilidade da cidade. A ação é uma parceria entre a Administração Municipal, por meio das Secretarias de Agricultura e Assistência Social, com a Fundação Banco do Brasil, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS/ antiga Cati) e também cooperativas de produtores rurais da cidade.

As distribuições começaram pela manhã, em cinco entidades previamente mapeadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Só nesse primeiro dia, foram 437 kits entregues para organizações sociais, que ficaram responsáveis pela logística de distribuição para as famílias já atendidas por seus respectivos projetos.

“Buscamos apoio da rede socioassistencial que já temos implantada no município, das organizações sociais e também lideranças de bairro, para alcançarmos as famílias que mais precisam de ajuda neste momento”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, lembrando que esse mapeamento e identificação da relação de contemplados se deu por meio do programa Acessuas/ Conduz, coordenado na cidade por Vera Suzart.

A secretária acrescenta que a logística foi pensada com o objetivo de criar uma mecânica descentralizada, até para evitar deslocamentos. “Não faria sentido, neste momento, pedirmos para as pessoas percorrerem grandes distâncias para terem acesso aos kits, portanto criamos esse roteiro, para que todos recebam os alimentos perto de onde residem”, complementa. 

Ao todo, serão 5 mil famílias atendidas com dois kits cada, totalizando 10 mil kits a serem entregues. Os kits são compostos por frutas, legumes, verduras e também pacotes de arroz, feijão, açúcar, sabonetes. Esses últimos itens, de caráter não perecível, estão sendo adquiridos em pequenos estabelecimentos, como forma de estimular o comércio local de pequeno porte. 

A primeira etapa das entregas se estende até a próxima quinta-feira (14/05) e a previsão é atender nesta primeira fase 24 entidades, com a entrega de quase 2.500 kits. O cronograma das próximas entregas está em fase de elaboração e, como explica a secretária, ainda serão inseridas nesse roteiro mais famílias vulneráveis, de regiões diversas da cidade, em especial as mais periféricas. 

O projeto foi viabilizado a partir da disponibilização de recursos, da ordem de R$ 1 milhão, da Fundação Banco do Brasil, que está desenvolvendo ações sociais e de saúde em diversos locais do país. Foi feita uma aproximação entre a instituição e o município, visando ajudar não só famílias vulneráveis, como também agricultores da cidade, que estavam com o processo produtivo comprometido em função da pandemia da Covid-19. 

Para atender as determinações sanitárias em torno da diminuição da contaminação pelo vírus, todas as pessoas envolvidas no projeto utilizam equipamentos de proteção. 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo