Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Unidades de acolhimento provisório

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Unidades de acolhimento provisório atendem diariamente 76 pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vem atendendo a uma média de 76 pessoas em situação de rua diariamente, nas duas unidades de acolhimento que foram abertas excepcionalmente neste período de pandemia, nas dependências de escolas da cidade. Ao todo, são 100 vagas temporárias, sendo 54 na Escola Estadual Dr. Deodato Wertheimer, na Vila Industrial e 46 na antiga escola do Sesi, em Cezar de Souza. 

Na escola Dr. Deodato Wertheimer, por onde o serviço teve início, a média diária de atendimentos é de 50 pessoas, muito próxima da capacidade total. Neste local, há espaços destinados para banho, troca e lavagem de roupas e são servidas refeições. 

A gestora dos acolhimentos temporários, Eda Moura Menezes, explica que, na escola Deodato, as pessoas alojadas podem passar o dia inteiro na unidade, mas também têm a liberdade de sair uma vez por dia. Elas recebem, contudo, todas as orientações quanto aos cuidados necessários e precisam retornar antes das 17 horas, conforme regulamento. Caso contrário, a vaga é destinada a outra pessoa. 

Já na unidade de Cezar de Souza, o conceito é do acolhimento integral e saídas só acontecem para serviços de primeira necessidade, como atendimento médico e recebimento de benefícios, mediante acompanhamento de um profissional e adotando todas as medidas de segurança, como o uso de máscaras e álcool em gel. A unidade tem 46 vagas e a média diária de atendimento tem sido de 26 pessoas em situação de rua. 

Eda destaca que, no momento, não há qualquer abrigado com sintomas da Covid-19. A única suspeita, detectada há algumas semanas, já foi descartada por meio da realização de teste. Lembra ainda que as duas unidades recebem doações de qualquer tipo de item, em especial alimentos, porém pede para que os doadores entrem em contato antes com o serviço, pelo telefone 9-9801-0685. 

“No caso da doação de refeições prontas, por exemplo, o ideal é que a entrega seja feita no período noturno, para suprir o intervalo entre a janta e o café da manhã do dia seguinte”, explica, lembrando que o café da manhã, almoço e janta são fornecidos às unidades pelo Restaurante Bom Prato, enquanto que o café da tarde provém de parceria com a Associação Beneficnete Onde Moras (Abomoras), com base em doações. 

As pessoas em situação de rua atendidas nos dois espaços são encaminhadas pela equipe de abordagem ou pelo Centro Pop. Além desses espaços, há ainda 156 pessoas abrigadas em instituições sociais parceiras da cidade.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo