Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Árvores comprometidas serão retiradas

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Árvores comprometidas serão retiradas na Vila Oliveira, com compensação ambiental

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente realizará esta semana a retirada de três sibipirunas de grande porte localizadas na esquina da avenida Hélio Borenstein com a rua João Dasambiagio, na Vila Oliveira. As árvores passaram por avaliação da secretaria, feita por um engenheiro agrônomo, que indicou comprometimento fitossanitário, com a presença de cupins e brocas. Em vistoria realizada no dia 24 de janeiro, foi utilizado o penetrógrafo (aparelho que constata a situação do tronco) e foi constatado o alto grau de decomposição das espécies.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que a retirada de árvores em Mogi das Cruzes acontece apenas quando o estado é irreversível – com espécies mortas e com risco de queda: “Toda análise é feita por um engenheiro e dá origem a um laudo”, frisou. Haverá uma posterior compensação ambiental, com o plantio de 10 mudas.

Ele lembra que um dos principais objetivos da atual gestão é aumentar a arborização da cidade – que já é muito boa. “Mogi das Cruzes possui uma excelente cobertura verde e estamos trabalhando para que ela aumente ainda mais, tanto por meio de ações de plantio da Prefeitura como pela atuação da população”, explicou. A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente disponibiliza uma cartilha (clique aqui para ver) que oferece uma série de informações e dicas úteis para o plantio de árvores.

O documento foi elaborado pelos técnicos da secretaria e mostra as espécies próprias para o plantio urbano e também aquelas que não devem ser utilizadas, por possuírem raízes agressivas ou serem de grande porte. A cartilha traz ainda dicas de plantio e de manutenção, além de procedimentos necessários para a poda e o corte de arvores na cidade. O material é de fácil leitura, além de ilustrado com fotos para melhor compreensão.

Além disso, a cartilha mostra, por exemplo, que devem passar por análise da secretaria os pedidos de poda ou supressão de árvores, localizadas na área urbana e fora de Área de Preservação Permanente (APP), sempre de acordo com a legislação vigente. O processo inlcui solicitação, vistoria técnica e, de acordo com o tipo de árvore, ações complementares como compensações ambientais.

Outra iniciativa da secretaria foi a reabertura do Viveiro de Mudas do Parque Leon Feffer. O espaço recebe visitas de alunos da rede de ensino e também oferece mudas para os cidadãos que quiserem fazer o plantio, sempre com orientações técnicas sobre o manejo. Para mais informações, o telefone da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente é o 4798-5959. (Marco Aurélio Sobreiro)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo