Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeitura promove seminário

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeitura promove seminário para discutir o sigilo profissional na Assistência Social

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu nesta quarta-feira (20/01) o seminário “Sistemas de Informação e o Sigilo Profissional no Âmbito SUAS”, durante todo o dia, no auditório da Universidade Braz Cubas (UBC). O objetivo foi promover um amplo debate junto à rede socioassistencial sobre a utilização de sistemas de informações enquanto ferramenta de trabalho que possibilita o compartilhamento de dados das pessoas assistidas.

A capacitação surgiu com o término do processo de implantação do Sistema Informatizado IRSAS em toda a rede, que identificou a necessidade de ampliar a discussão sobre questões estratégicas no uso de sistemas informatizados. “Estamos trabalhando para melhorar a vida das pessoas assistidas e o sistema de informações é um importante avanço que certamente contribuirá para o desenvolvimento de políticas públicas cada vez mais assertivas”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Eliana Prado Mangini

O evento promoveu um amplo debate sobre o sigilo profissional interdisciplinar, os cuidados e as potencialidades no uso do Sistema de Informação da Rede de Serviços de Assistência Social (IRSAS), um instrumento gerencial que busca incrementar e facilitar o funcionamento da rede de serviços socioassistenciais, criando mecanismos que possibilitem a integração dos equipamentos, cadastros e informações. Sua utilização destina-se a todos os equipamentos governamentais e não governamentais do município, nas mais diversas áreas da Assistência Social.

Durante todo o dia, técnicos da Secretaria e do Neca – Associação dos Pesquisadores de Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criança e Adolescente se revezaram na apresentação de diversos temas de importante discussão junto aos profissionais da Assistência Social que atuam na Prefeitura Municipal, equipamentos, serviços e entidades parceiras. Entre os assuntos abordados estiveram: a trajetória de implantação do Sistema de Informação da Rede de Serviços de Assistência Social, apresentação dos resultados do levantamento sobre a utilização do Sistema de Informação da Rede de Serviços de Assistência Social, o sigilo profissional no âmbito SUAS realizado com os profissionais de Mogi das Cruzes, questões éticas do exercício profissional, entre outros. Em todos os módulos, os participar de debates e, ao final, a coordenação recolheu uma pesquisa entre os profissionais que deverá direcionar novas ações.

IRSAS
O programa foi adquirido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolvido especificamente para o município de Mogi das Cruzes em 2012 e instalado a partir de 2013. Possibilita, entre outros mecanismos, o acesso à informação em tempo real compartilhada pela rede; a unificação de todos os atendimentos da rede socioassistencial em uma única base de dados, contribuindo para minimizar a sobreposição de ações; a extração de dados para elaboração de relatórios mensais; o mapeamento e a sistematização de dados relacionados ao atendimento e perfil dos usuários; produção de informações territorializadas; e a gestão de vagas dos serviços de acolhimento institucional.

 

Foto: Guilherme Berti/PMMC

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo