Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes celebra Dia do Agriculto

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes celebra Dia do Agricultor com ações de apoio à Agricultura local

Importante segmento da economia mogiana, a Agricultura é responsável por cerca de 10% do PIB de Mogi das Cruzes e mais de 10 mil empregos diretores e indiretos. Nesta terça-feira (28/07), data em que se comemora o Dia do Agricultor, a Prefeitura de Mogi das Cruzes destaca os avanços do programa Mogi é Agro e o trabalho feito para apoiar o setor diante dos desafios trazidos pela pandemia.

“A Agricultura é um segmento fundamental de nossa economia e temos trabalhado para fomentar o desenvolvimento do setor por meio do Mogi é Agro. Diante deste cenário difícil da pandemia, também criamos alternativas como a plataforma Agrigu para a venda de produtos agrícolas online. Estamos em constante diálogo com os agricultores e o Governo do Estado para superarmos as dificuldades pelas quais passa o setor neste período”, disse o prefeito Marcus Melo.  

Mogi das Cruzes possui 26 mil hectares de produção agropecuária e mais de 2 mil produtores individuais. O programa Mogi é Agro, desenvolvido pela administração municipal por meio da Secretaria de Agricultura, promove a agricultura da cidade e abrange iniciativas voltadas à infraestrutura, divulgação do potencial do agronegócio mogiano, capacitação de profissionais e estímulo a boas práticas. 

Dois projetos pilotos do programa estão em andamento. O Iluminando os Caminhos Rurais consiste na instalação de cinco luminárias fotovoltaicas em Sabaúna para verificação e monitoramento da qualidade deste tipo de recurso para a iluminação rural. A iniciativa poderá atender locais que não contam com rede secundária de distribuição de energia. 

Na área de saneamento rural, por meio do projeto Mogi Mais Água, em parceria com o Instituto Trata Brasil,também de forma piloto, estão sendo instalados dez sistemas de tratamento de esgoto isolado, sendo cinco aeróbicos e cinco anaeróbicos. Com a análise dos resultados será verificada a expansão do projeto.

Apoio à Agricultura durante a pandemia
Neste período de restrições devido à pandemia, o setor teve dificuldades em escoar a produção. Diante deste cenário, a Secretaria de Agricultura em parceria com o Polo Digital e a startup Agrigu desenvolveu a plataforma Agrigu – Mogi é Agro para o comércio online de diversos produtos agrícolas. A Secretaria também tem feito um trabalho de acompanhamento da retomada das atividades gradativa das feiras e varejões da cidade, incluindo as edições noturnas.

O diálogo com o Governo Estadual neste período também trouxe benefícios aos produtores, como a autorização para o funcionamento de floriculturas, garden centers e mercados de flores no início de maio. Foi quase um mês de discussão sobre o assunto com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado e com o Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), de Holambra. 

“Foi um trabalho de construção com o setor de flores e com o apoio do prefeito Marcus Melo, que também levou a questão ao governador João Doria em uma videoconferência, conseguimos a autorização. A medida foi de extrema importância para o setor e tivemos o apoio incondicional das instituições envolvidas”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo. 

Por meio do projeto Quitanda Social, uma parceria com a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, foi possível a doação de kits com produtos da agricultura familiar para famílias em situação de vulnerabilidade a partir de um recurso de R$ 1 milhão proveniente da Fundação Banco do Brasil. A ação foi articulada entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) do Governo do Estado e cooperativas de agricultores da cidade. (Kelli Correa Brito)

Confira mais informações sobre o programa Mogi é Agro no link Mogi é Agro promove o potencial do agronegócio mogiano e melhorias em equipamentos

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo