Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Junho Verde aborda combate a incêndios

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Junho Verde aborda combate a incêndios e parceria com a Fundação Florestal 

A programação do Junho Verde foi encerrada nesta terça-feira (30/06) com dois eventos realizados por teleconferência. Com a presença de representantes da Fundação Florestal, do Corpo de Bombeiros e do Instituto Ecofuturo, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente promoveu o debate “Combate a Incêndios Florestais”, que também contou com a presença de secretários municipais de municípios do Alto Tietê. Também nesta terça, a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Fundação Florestal assinaram um protocolo de intenções para estimular a conservação das matas, a educação ambiental e garantir o apoio técnico da entidade na revisão do Plano de Manejo do Parque Municipal Chiquinho Veríssimo.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, Daniel Teixeira de Lima, comandou a teleconferência, que contou, entre outros, com a participação do gerente regional da Fundação Florestal, Josenei Gabriel Cará, do diretor superintendente do Instituto Ecofuturo, Paulo Groke, e do subcomandante do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes, Edson Lino. “O Junho Verde está acabando, mas deixa como saldo de atividades um mês inteiro de ações de conscientização, formação e educação ambiental. Utilizamos com muito sucesso o formato das lives e esta aqui tambem será muito importante, pois debaterá assuntos de grande importância para toda a região”, comentou Lima.

O debate começou com o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – ou Operação Corta Fogo. Coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), a operação envolve e articula o trabalho de órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), a Polícia Militar Ambiental (PAmb), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Fundação Florestal (FF) e o Instituto Florestal (IF).

Em seguida, foi assinado o protocolo de pntenções visando a formalização do Termo de Cooperação Técnica que vai estabelecer e determinar ações a serem realizadas nas Unidades de Conservação administradas pela Fundação Florestal, que são a Estação Ecológica de Itapeti, a Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê e a Área de Proteção Ambiental da Serra do Itapeti. O protocolo inclui ainda o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo, os Parques Centenário e Leon Feffer, além do Núcleo de Educação Ambiental da Ilha Marabá e a Escola Ambiental.

“A Fundação Florestal tem um profundo conhecimento sobre a gestão de unidades de conservação e isso vai permitir a troca de informações e de experiência. Poderemos atualizar o Plano de Manejo do Parque Municipal e realizar outras ações em benefício dos nossos equipamentos públicos, sempre utilizando o know how da fundação, que é muito grande”, finalizou o secretário. (Marco Aurélio Sobreiro)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo