Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Empresa mogiana produz peça

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Empresa mogiana produz peça para duplicar respiradores

A GMP Marcatto, localizada em Cezar de Souza, desenvolveu uma peça de usinagem de alta tecnologia que permite a duplicação de uso dos respiradores mecânicos para pacientes com insuficiência respiratória. A estratégia tem sido utilizada em países como a Itália no enfrentamento da pandemia do Covid-19 e agora está disponível também em Mogi das Cruzes.

A empresa entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para apresentar o recurso. “Mediante essa pandemia que assola o mundo, nós entendemos que é necessário colaborar com o município, colocando todo nosso conhecimento e alta tecnologia em usinagem à disposição para suporte na estratégia de combate ao coronavírus”, explica o diretor industrial Ederson Oliveira.

No dia 30 de março, a GMP Marcatto enviou um e-mail à Prefeitura de Mogi das Cruzes e, na sequência, o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, entrou em contato para detalhar a necessidade de promover a duplicação da capacidade de uso dos respiradores. A empresa aceitou o desafio e, em menos de 48 horas, desenvolveu e fabricou a peça para testes. O piloto foi aprovado no dia 5 de abril e outros dois modelos foram desenvolvidos, fabricados e entregues no dia 8. “Estamos muito honrados em poder contribuir com uma equipe extremamente profissional e por uma causa tão nobre”, afirma.

Os respiradores são necessários, pois estima-se que aproximadamente 5% dos pacientes com Covid-19 desenvolvam a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), que é uma resposta inflamatória excessiva dos pulmões à infecção causada pelo novo coronavírus. Um tipo de membrana é criada e impede a passagem de oxigênio, o que causa insuficiência respiratória.

“Para esses casos, a solução é colocar o paciente em ventilação mecânica e esperar a reação, o que pode levar vários dias. Por isso precisamos desses equipamentos em grandes quantidades e em pleno funcionamento”, explica o secretário de Saúde, ressaltando que nem mesmo os países mais ricos do mundo estão equipados com a quantidade de respiradores que a pandemia da Covid-19 poderá exigir. “Por isso estamos pedindo exaustivamente que as pessoas mantenham o isolamento social, que é uma estratégia efetiva na redução do número de infecções”, completa.

Mogi das Cruzes registra, até o momento, 85 casos positivos de Covid-19, dos quais 11 pacientes vieram a óbito. Há, ainda, 92 notificações aguardando resultados de exames e 52 pacientes internados, sendo pelo menos 14 em UTI.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo