Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes sedia Seminário

Fonte:Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes sedia Seminário sobre Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Mogi das Cruzes sediou nesta quinta-feira (30/08) o seminário “Aspectos Práticos do Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, uma iniciativa da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê. O prefeito Marcus Melo e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, prestigiaram o evento, realizado no auditório do Cemforpe.

Na abertura, o prefeito destacou a importância da troca de informações e experiências para o desenvolvimento de novas políticas de proteção à mulher. “Não dá para admitir nenhum tipo de violência contra as mulheres, mas a mudança da realidade atual depende da união de esforços, que é o que estamos buscando com a realização desse seminário. A construção de melhores cidades depende do envolvimento e da participação de todos”, destacou Marcus Melo.

O seminário “Aspectos Práticos do Enfrentamento à Violência contra a Mulher” foi realizado em comemoração aos 12 anos da Lei Maria da Penha, reunindo alguns dos principais nomes da atualidade na luta contra a violência à mulher nos segmentos da saúde, judiciário, defensoria pública, polícia, movimentos sociais, acolhimento e grupos reflexivos para homens.

O evento contou com uma apresentação sobre o “Panorama da Violência contra a Mulher no Alto Tietê”, feita pela especialista Fabiana Costa, que mostrou estatísticas e informações sobre violência contra a mulher no Brasil e na Região. Somente nos primeiros seis meses deste ano, o Alto Tietê registrou cinco feminicídios, dos quais quatro aconteceram dentro das residências e um na rua, pelo namorado da vítima. Também foram registradas 3 tentativas de feminicídios.

Na sequência, a médica ginecologista Albertina Duarte Takiuti, coordenadora estadual das Políticas Públicas para a Mulher, falou sobre a atuação do Estado nos casos de violência, sinais que podem indicar violência e caminhos para a mudança do cenário atual, no qual o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de violência contra as mulheres. “A emoção não se rompe apenas pela lei, mas pelo empoderamento. O que precisamos fazer é garantir o empoderamento das mulheres vítimas de violência para que não tenham medo de denunciar”, afirmou. “Outra ação são as rodas de conversa junto aos jovens e adolescentes”, complementou.

O evento contou, ainda, com um talk show com as participações da juíza Tatiane Moreira Lima, idealizadora da campanha “Juntos podemos parar o abuso sexual nos transportes” e vítima de agressão por um homem em 2016 dentro do Fórum Regional do Butantã; da defensora pública Nalida Coelho Monte, coordenadora auxiliar do NUDEM - Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado de São Paulo; da delegada de Polícia Samira Vieira Fares; da advogada Cláudia Patrícia Luna Silva Lago, presidente da Organização Elas por Elas – Vozes e Ações para Mulheres; do psicólogo e sociólogo Flávio Urra, coordenador do programa “E Agora José”, de Santo André; e da psicóloga Clarice Jorge Araújo, do Centro de Defesa da Mulher de São Paulo.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo