Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Campanha de Vacinação contra a Gripe

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Campanha de Vacinação contra a Gripe precisa aumentar a cobertura entre grupos prioritários

 

A Campanha de Vacinação da Gripe termina nesta sexta-feira (26/05) e Mogi das Cruzes ainda precisa vacinar mais de 20 mil pessoas dos principais grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde para cumprir a meta de 90%. Mais vulneráveis às doenças contagiosas, as crianças estão com o menor índice de cobertura - 46% - até o momento.

Do início da vacinação até quarta-feira, dia 24 de maio, Mogi das Cruzes imunizou 73.206 pessoas, o que corresponde a 68,95%. Neste total, estão 4.334 crianças de 6 meses a menores de dois anos (46,55%); 7.810 crianças de 2 anos a menores de cinco anos (46,88%); 2.351 gestantes (50,50%), 535 puérperas (69,93%), 8.138 trabalhadores da saúde (91,22%), 33.645 idosos (82,65%) e 12.802 doentes crônicos (50,88%). Foram vacinados, ainda, 39 indígenas e 2.333 professores, além da população carcerária e funcionários do sistema prisional.

Os índices de cobertura continuam abaixo do esperado. De um total de 23.373 crianças de seis meses a cinco anos incompletos que precisam ser imunizadas, o que equivale a 90% do público estimado para o município nessa faixa etária, apenas 12.144 já receberam a vacina e as outras 11.229 ainda precisam ser imunizadas.

Com baixos índices de proteção, também entre os idosos e portadores de doenças crônicas, aumenta o risco de casos mais graves e complicações da gripe. No primeiro quadrimestre deste ano, foram registrados cinco casos de Influenza (Síndrome Respiratória Aguda Grave) que exigiram a internação dos pacientes. No mesmo período de 2016, foram 37 casos, dos quais 11 óbitos.

“Quem faz parte dos grupos contemplados e ainda não foi imunizado deve procurar uma unidade de saúde e garantir a imunização. Apesar da redução no número de casos, o período de maior risco de transmissão é o inverno, por isso precisamos manter a prevenção”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Peres Mendes. A dose disponibilizada neste ano garante proteção para os tipos mais graves da Influenza, que são os tipos B, A H1N1 e A H3N2.

A gripe é uma doença infecciosa, viral, contagiosa, e muitas vezes epidêmica, caracterizada por estado de abatimento geral e a presença de sintomas variados como febre, congestionamento nasal, dores de cabeça e de garganta. É transmitida principalmente por gotículas de saliva expelidas quando a pessoa contaminada tosse, espirra ou assoa o nariz.

Além da vacina, outras orientações para prevenir a gripe são: lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool; jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e contato com pessoas doentes; não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo; não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal. Ficando doente, é importante procurar assistência médica e evitar a automedicação.

Grupos prioritários

Além dos grupos contemplados pelo Ministério da Saúde, a imunização está disponível também para Policiais Civil e Militar, Bombeiros, funcionários do Poupatempo, funcionários dos Correios, funcionários da Defesa Civil e funcionários do Poder Judiciário. 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo