Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes recebe capacitação

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes recebe capacitação sobre pré-natal da Fundação Abrinq

 

Mogi das Cruzes está sediando o Projeto Juntos para Mudar, uma capacitação sobre pré-natal com a proposta de fortalecer o olhar dos profissionais da Atenção Básica para prevenir a mortalidade materna e infantil. A iniciativa é ministrada pela Fundação Abrinq e será realizada em diversas etapas ao longo deste ano. Além de Mogi, profissionais de Biritiba Mirim e Salesópolis também participam do curso.

O primeiro encontro aconteceu nesta manhã de segunda-feira (22/5), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. “Essa capacitação terá seis módulos ao longo de 2017 e a programação inclui diversas etapas, como a criação de grupos de gestantes e a promoção de workshop e de uma Semana de Aleitamento Materno em parceria com o Banco de Leite de Mogi das Cruzes”, explica a oficial de Programas e Projetos da Fundação Abrinq, lembrando que a cidade foi escolhida pelo fato de ser uma referência regional de maternidade e outros serviços de saúde.

O principal objetivo é aprimorar os conhecimentos dos profissionais para melhorar a qualidade da assistência e contribuir para a redução da morbidade e mortalidade materna e infantil. Em 2015, a taxa de mortalidade infantil em Mogi das Cruzes ficou em 11,18, resultado de uma série de fatores que vão desde a ampliação da rede de saneamento até ações de acompanhamento contínuo às gestantes e recém-nascidos.

A capacitação desenvolvida pela Fundação Abrinq tem algumas estratégias importantes como a formação de enfermeiros para o fortalecimento do olhar e atenção no atendimento pré-natal.  “A capacitação mostra a importância do trabalho do enfermeiro no cuidado da gestante durante o pré-natal, com informações de muito valor para o dia a dia dos nossos profissionais”, explica a secretária adjunta de Saúde e presidente do Comitê de Comitê de Mortalidade Materno Infantil, Rosângela Cunha.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, incentiva e facilita o acesso ao pré-natal na Rede Básica. Ao suspeitar da gravidez, basta que a mulher procure a unidade de saúde mais próximo de sua residência para solicitar o teste e iniciar os procedimentos necessários para garantir uma gestação segura. As consultas e exames de pré-natal permitem a identificação de problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, que precisam de acompanhamentos e tratamentos específicos.

 

Abrinq

O Projeto Juntos para Mudar tem objetivos muito amplos e visa melhorias em diversos aspectos como indicadores sociais de educação, saúde e proteção da infância e adolescência, atuando especificamente para fortalecer a capacidade dos municípios na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Também tem como meta ampliar a capacidade da administração local em ofertar educação infantil de qualidade para o atendimento em creches, fortalecer a capacidade local para atuação em violência doméstica e sexual e desenvolver e aplicar processo de monitoramento e avaliação da tecnologia social.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo