Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

UPA 24h Oropó cria brigada anti-Aedes

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

UPA 24h Oropó cria brigada anti-Aedes

 

A UPA 24h Oropó passou a contar com uma brigada anti-Aedes. O grupo é formado por colaboradores da Enfermagem, Farmácia, Controle de Infecção Hospitalar, manutenção, higienização e controle de acesso. A equipe foi criada para vistoriar a unidade e todo o entorno da UPA a fim de identificar e eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de colocar em prática ações preventivas e de conscientização. O mosquito é transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela e zika vírus.

A brigada começou a atuar nesta quinta-feira (16/3) e já vistoriou vasos e plantas, bebedouros, ralos no chão, tanque, calhas e até a planta da espécie bromélia, que podem acumular água em seu interior. Os itens verificados fazem parte de uma lista contida no decreto da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que determina a implantação da brigada anti-Aedes em unidades de saúde do município. Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um grande evento para divulgação do novo Índice de Densidade Larvária na cidade e reforçou os cuidados que precisam ser mantidos pelos brigadistas e por toda a população.

"Para que a mobilização de combate ao mosquito seja efetiva, é fundamental que as unidades públicas deem exemplo. Nós, brigadistas da UPA 24h Oropó, levaremos de forma permanente essa cultura de cuidado e prevenção para todos da unidade e nossos vizinhos do entorno", informou a enfermeira Ana Paula Tavares, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

O oficial de manutenção Leorivan Ramirez Urizzi disse que, mesmo que a brigada esteja em funcionamento e com nomes definidos, todos os colaboradores serão responsáveis por vistoriar e eliminar os focos. "Os brigadistas irão fazer semanalmente a fiscalização em todas as áreas, inclusive na parte superior do prédio e nos terrenos ao redor, mas cada um precisa estar atento ao local onde trabalha ou por onde passa", orientou. "Para combater as doenças que o mosquito transmite, precisamos da contribuição e do comprometimento de todos", ressaltou.

Ações de conscientização sobre a eliminação de focos serão realizadas também na comunidade. "Vamos orientar a população: nada adianta o empenho da UPA se o morador vizinho não checar nem mesmo o quintal de casa", alertou a líder de higienização Jureni da Silva Vales. Para combater o Aedes aegypti, é preciso eliminar água parada.

Relatórios serão produzidos a cada vistoria da brigada. Os problemas eventualmente encontrados serão resolvidos a partir da elaboração de um relatório de plano de ação, com o que será feito, o responsável e o prazo. Estes relatórios serão encaminhados ao Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses, da Prefeitura de Mogi das Cruzes. 

Caso o problema seja identificado em áreas externas, como em terrenos particulares, o Núcleo de Controle e Prevenção será informado.

 

A orientação é para que, em casa e nos ambientes de trabalho, a população fique atenta. Cada mogiano deve reservar 10 minutos semanais para garantir os seguintes cuidados: 

 

• Caixas d'água vedadas

• Calhas totalmente limpas e niveladas

• Galões, tonéis, poços e tambores bem vedados

• Pneus sem água e em lugares cobertos

• Garrafas vazias e baldes com a boca para baixo

• Ralos limpos e com tela

• Bandejas de ar-condicionado limpas e sem água

• Bandejas de geladeira sem água

• Pratos de vaso de planta com areia até a borda

• Bromélia e outras plantas sem acúmulo de água 

• Manter fechados os vasos sanitários sem uso

• Lonas de cobertura esticadas para não formar poças

• Piscinas e fontes sempre tratadas

• Descarte de materiais e objetos sem uso

• Atenção e cuidado redobrado nos canteiros de obras

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo