Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeito Marcus Melo participa

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeito Marcus Melo participa de reunião técnica sobre o PDUI na Emplasa

 

O prefeito Marcus Melo participou, nesta quinta-feira (12/01) pela manhã, na Emplasa, da primeira reunião do ano que discutiu o andamento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) - uma espécie de plano diretor da Grande São Paulo, que estabelece parâmetros de crescimento com base em aspectos como sustentabilidade, progresso econômico e qualidade de vida. O encontro foi comandado pelo subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, e contou com a presença de prefeitos e representantes das 39 cidades da Região Metropolitana.

“Foi um encontro produtivo, em que os novos prefeitos apresentaram suas demandas e deram contribuições para a construção do PDUI, cada um a partir da realidade de seu município”, observou Melo. No ano passado, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou uma reunião técnica no Theatro Vasques, no dia 14 de março, e uma Audiência Pública de Mobilização do PDUI da sub-região Leste da Região Metropolitana de São Paulo, no dia 10 de junho, na Escola de Governo e Gestão. Durante a audiência de junho, representantes da sociedade civil deram sugestões sobre temas nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento econômico e mobilidade urbana para serem incluídos no plano.

O Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089, de janeiro de 2015) determinou que todas as regiões metropolitanas do país aprovem seus PDUIs até o início de 2018. No caso da Região Metropolitana de São Paulo, o trabalho de elaboração do plano envolve o Governo do Estado, representado pela Emplasa, e as prefeituras dos 39 municípios que integram a região, consórcios como o Condemat e representantes do setor produtivo e da sociedade civil.

Dentro do processo de construção do PDUI, as audiências públicas são fundamentais pois, por meio delas, a sociedade pode ser ouvida e se manifestar sobre assuntos de seu interesse. Na prática, o plano definirá projetos e ações que privilegiem as potencialidades e características de cada município e que sejam capazes de impulsionar e estruturar as o desenvolvimento metropolitano sustentável - garantindo a competitividade econômica, reduzindo as desigualdades e melhorando as condições de vida da população.

No caso da Região Metropolitana, considerando a diversidade do território, esse desafio é ainda maior. A proposta da Emplasa – que será discutida e aprimorada com os municípios e consórcios – leva em conta a necessidade de fazer prognósticos de curto, médio e longo prazos, definir os temas estratégicos para o desenvolvimento regional e o papel dos municípios que compõem o conglomerado, entre outros pontos. (MAS)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo