Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeito e secretário de Saúde prestam

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeito e secretário de Saúde prestam esclarecimentos sobre Covid-19 na TV Câmara

O prefeito Marcus Melo e o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, participaram do Programa Câmara em Debate, realizado em edição especial, nesta quinta-feira (20/03), para abordar a questão da pandemia do Coronavírus (Covid-19). O programa, mediado pelo vereador Mauro Araújo, contou com a presença do presidente da Casa, Sadao Sakai, dos vereadores Otto Rezende, Antonio Lino, Carlos Evaristo.

Durante o programa, Marcus Melo destacou todas as medidas que foram adotadas pelo município para prevenir e combater a proliferação do Coronavírus na cidade. “Temos muitas dúvidas e já tomamos várias medidas dentro daquilo que os nossos profissionais da cidade estão entendendo corretas. Estas medidas foram tomadas de acordo com o que já foi presenciado em outros países. É um momento de união, reflexão, um momento que temos falado a todos que fiquem em suas casas”, ressaltou Melo.

O prefeito falou sobre a reunião que teve com os membros do Condemat -Consórcio de Desenvolvimento do Municípios do Alto Tietê e anunciou as medidas acordadas pelas cidades da região. Ele explicou que cada cidade vai adequar as orientações de acordo com suas características e especificidades. As principais medidas são: redução gradativa da frota do transporte público; redução do horário do funcionamento de bares e restaurantes, casas noturnas e casas de show; recomendação para suspensão dos cultos e missas presenciais; recomendação para redução de pessoas nos velórios; suspensão das feiras noturnas.

Ainda sobre as medidas tomadas pela administração pública, o prefeito falou sobre ação realizada pelo Procon para fiscalizar os estabelecimentos que estão se aproveitando da situação para aumentar o valor dos produtos mais procurados, como álcool gel e máscaras. “Vamos reforçar a fiscalização para garantir que os comércios vendam estes produtos a um preço justo, sem abusos ao consumidor”, afirmou.

Já o secretário de Saúde, Henrique Naufel, explicou quais foram as medidas que a pasta está tomando para conter o vírus. “Montamos uma rede muito bem estruturada, o Hospital Municipal passou a ser a nossa rede de referência para o Covid-19. Suspendemos não somente as cirurgias do município, mas todas as cirurgias eletivas, inclusive da saúde suplementar. Estamos nos preparando para uma possível guerra”, explicou.

O secretário também informou que atualmente Mogi das Cruzes conta com 89 leitos de UTI disponíveis para o atendimento dos casos do Covid-19. Naufel também informou que a município liberou a área de enfermaria do Hospital Municipal para internação, medida que pode expandir o número de leitos disponíveis.

Ao longo do programa, tanto o secretário quanto o prefeito, alertaram a população sobre a necessidade dos cidadãos ficarem em casa para conter o avanço do vírus. “Se possível, não saiam de casa. Muita gente vai se infectar, mas não vai apresentar nenhum sintoma grave. 20% vai apresentar a doença e desses 20%, 5% vai apresentar doença grave. É pra esses 5% que a gente está se preparando”, explicou o secretário.

Ao término, o presidente da Câmara anunciou que no Legislativo, a partir do próximo dia 23 (segunda-feira), somente funcionarão os serviços essenciais.

Programa Câmara em Debate

Para acompanhar na íntegra, o programa será reprisado durante os próximos dias no Canal da TV Câmara, (7 da Net/Claro ou canal 60.2 UHF). Os cidadãos também poderão ver o programa no Canal do Youtube da TV.

 

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo