Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Obras de reforma na captação de água

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Obras de reforma na captação de água do Semae chegam na fase final

As obras de reforma e modernização da Estação de Captação e Recalque de Água Bruta 2 (ECR-2), no Rio Tietê, chegam à fase final e devem ser concluídas neste semestre. O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) está investindo R$ 3 milhões na unidade para ampliar a segurança operacional do principal sistema de fornecimento de água da autarquia, melhorando ações de combate às algas que se formam no rio e o controle do nível da água, além de facilitar e agilizar os serviços de manutenção, quando necessários.

Estão sendo feitas a reforma das comportas, instalação de novo sistema de gradeamento (com grades mecanizadas), novos guarda-corpos, melhorias na ponte rolante, pavimentação e adequações da sala de bombas e de painéis, entre outras intervenções, como a adoção de medidor ultrassônico do nível do rio. A previsão é concluir a obra no segundo semestre.

A estação de captação, que fica na estrada da Pedra de Afiar, bairro Rio Acima, capta a água para um sistema que abastece mais de 300 mil pessoas.

Considerada a maior obra do Semae na década de 80, a unidade foi inaugurada há 30 anos e substituiu a primeira Estação de Captação e Recalque (ECR1), na avenida João XXIII, no Socorro.

No ano passado, a estação foi modernizada com o início da operação de um sistema de dióxido de cloro, elemento químico que age no pré-tratamento, melhorando a qualidade da água. O investimento foi de R$ 2,3 milhões na instalação de um gerador de dióxido, tanques de estocagem, bombas de água para preparo da solução e aplicação, bombas de descarga de produtos químicos, painéis de força e de comando.

O dióxido gerado na captação é aplicado no início da adutora de água bruta, que de lá segue até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro.

Além da reforma e modernização na captação, o Semae tem várias outras obras importantes em andamento para ampliação do abastecimento de água. Entre os principais investimentos estão o Centro de Reservação Vila Moraes, Sistema Chácara Guanabara e Sistemas de Abastecimento Jundiapeba e Oroxó. (Julio Nogueira)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo