Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Secretaria Estadual de Meio Ambiente

Fonte:Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Licenciamento ambiental é tema de reunião na Secretaria Estadual de Meio Ambiente

A assinatura do decreto estadual que cria a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Itapeti deve ocorrer nas próximas semanas, pelo governador Márcio França. Com isso, haverá mudanças no processo de licenciamento ambiental de obras públicas e particulares no entorno da serra. Este foi um dos assuntos tratados entre o prefeito Marcus Melo eu secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Trani, durante audiência realizada na tarde de quarta-feira (1º/8), em São Paulo.

Melo e Trani conversaram ao lado de técnicos da Fundação Florestal e da Cetesb, especialistas na área de licenciamento. Os secretários municipais Daniel Teixeira de Lima (Verde e Meio Ambiente), Walter Zago Ujvari (Obras) e Aurílio Caiado (Finanças) também participaram da reunião. “Fomos recebidos pelo secretário Trani com toda a sua equipe técnica, o que ajuda a esclarecer pontos e tirar dúvidas sobre esta nova etapa do processo de licenciamento, que vai começar a partir da definição da Serra do Itapeti como APA”, explicou o prefeito mogiano.

A Serra do Itapety possui 5,1 mil hectares. Do total, 97% da área está dentro no município de Mogi das Cruzes, enquanto 2% encontram-se em Suzano e 1%, em Guararema. A área abriga o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello - Chiquinho Veríssimo, que é uma unidade de conservação integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A área está ligada a bairros como o Botujuru, Rodeio, Ponte Grande, Mogilar, Jardim Aracy, Residencial Itapeti e Vila Industrial, entre outros.

Outro assunto tratado na reunião foi a adoção do sistema de licenciamento municipal – um mecanismo que desburocratiza a instalação de novas empresas na cidade. No caso de Mogi das Cruzes, ele seria usado para empresas de pequeno e médio portes, como determina a legislação. O processo facilita a chegada de novos investimentos, além de atrair investidores. “As cidades com até 500 mil habitantes, como é o caso de Mogi, podem fazer o licenciamento de empresas de pequeno e médio portes, e estamos trabalhando para trazer esta ferramenta”, explicou Daniel Lima. O secretário e o prefeito já conversaram sobre o assunto no dia 12 de julho, com o prefeito paulistano Bruno Covas, buscando conhecer o funcionamento do sistema na capital. (Marco Aurélio Sobreiro)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo