Fundo Social: cursos profissionalizantes - Tudo Em Mogi
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Fundo Social: cursos profissionalizantes

Fonte:Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Assinatura de convênios garante ao Fundo Social a oferta de dois novos cursos profissionalizantes

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, estiveram no Palácio dos Bandeirantes na tarde da última segunda-feira (11/06), para a assinatura de dois convênios que vão garantir a implantação na cidade de dois novos projetos de qualificação profissional, garantidos a partir da parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP): “Natal Espetacular” e “Costurando o Futuro”

A solenidade, que foi comandada pela presidente do FUSSESP, Lúcia França, teve por objetivo disseminar a realização de projetos destinados à qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social, a fim de proporcionar oportunidades de geração de emprego e renda.

O FUSSESP vai disponibilizar a capacitação dos monitores que ficarão responsáveis pelas turmas e destinar recursos, que deverão ser utilizados para a aquisição de insumos e concessão de bolsa-auxílio e auxílio-deslocamento a todos os participantes. As duas ações terão início em caráter imediato e devem estar finalizadas até o final deste ano.

O projeto “Natal Espetacular” tem por objetivo qualificar cinco pessoas em situação de vulnerabilidade social em técnicas de artesanato e reciclagem, para confeccionarem enfeites natalinos a partir de garrafas pet. As garrafas pet devem ser arrecadadas por meio de gincanas escolares, a serem promovidas pelo Fundo Social de Mogi.

Segundo o cronograma, as gincanas devem ter início ainda em junho e a capacitação dos participantes e produção de enfeites deve se estender até novembro. Já o acender das luzes está previsto para acontecer entre os dias 1 e 2 de dezembro. O valor total destinado pelo FUSSESP para este projeto é de R$ 17.848,00.

Já o projeto “Costurando o Futuro” tem por objetivo capacitar 20 alunos em técnicas de corte e costura industrial, mais serigrafia (estamparia), para confeccionarem parte dos uniformes escolares utilizados nas creches municipais. A ideia é que sejam produzidos 500 kits, contendo um agasalho, uma calça, uma bermuda e duas camisetas de manga curta cada um.

Para este curso, o município deverá adquirir três máquinas de costura, nos modelos galoneira, overloque e costura reta. O FUSSESP vai disponibilizar a capacitação dos monitores e repasse financeiro no valor total de R$ 74.422,00 para a aquisição de maquinário, insumos e aviamentos, além de bolsa-auxílio e auxílio-deslocamento para os participantes.

O curso terá dois meses de duração, com carga horária total de 160 horas. Segundo o cronograma, os kits devem ser entregues às crianças em novembro de 2018 e passarão a ser utilizados em janeiro de 2019.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, falou sobre o importante acréscimo que esses projetos trarão ao rol de cursos já oferecidos. “Nossa meta é ampliar cada vez mais o número de cursos profissionalizantes oferecidos à população e neste ano já estamos trabalhando fortemente nessa política de formar mais turmas e alunos. É, portanto, uma grande alegria poder contar com mais essa parceria do Fundo Social do Estado, para diversificar e atender ainda mais pessoas com ações de qualificação”, frisou, lembrando que nesta quinta-feira acontecerá, a partir das 10 horas, a cerimônia de formatura de 327 alunos que concluíram cursos do Fundo Social.

O prefeito, Marcus Melo, também enalteceu a iniciativa. "A qualificação profissional segue sendo uma das premissas para termos um mercado de trabalho cada vez mais forte e competitivo e, nesse tipo de ação, ainda conseguimos aliar isso a um incentivo à geração de renda e, consequentemente, à melhoria na qualidade de vida dos cidadãos mogianos. Por isso, parcerias assim são fundamentais para o município". 

A cerimônia como um todo contou com a assinatura de 246 convênios, beneficiando dezenas de municípios paulistas.

“Ficamos extremamente agradecidos por estarem conosco hoje. O Natal Espetacular é um projeto que, além da qualificação de mão-de-obra, tem como prioridade a conscientização e a educação dos jovens para o meio ambiente. Já o Costurando para o Futuro tem como objetivo principal ajudar os municípios, que vão conseguir economizar a partir da produção independente de uniformes escolares”, destacou a primeira-dama do Estado, Lúcia França. (Lívia de Sá)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo