Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Patrulha Maria da Penha

Fonte:Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Patrulha Maria da Penha começa a atuar no combate à violência contra a mulher

O prefeito Marcus Melo participou, na manhã desta sexta-feira (13/04), do evento de lançamento da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes. O trabalho será realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o Ministério Público, a Delegacia da Mulher e o Poder Judiciário. A unidade, que já está em operação, atuará no apoio às mulheres vítimas de violência e na garantia da execução de medidas protetivas determinadas pela Justiça.

“Não podemos admitir que, no século XXI, quando temos tantos avanços e tecnologia, ainda aconteça a violência contra a mulher. A Patrulha Maria da Penha é um primeiro passo que estamos dando e queremos aprender, ampliar e fazer mais. Gostaríamos de não precisar ter este tipo de serviço, mas esta é uma realidade que existe e precisamos oferecer este trabalho”, afirmou Marcus Melo, que estava acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.

O prefeito lembrou ainda da importância da participação dos órgãos ligados à questão, como o Ministério Público, o Poder Judiciário e os serviços que forma a rede de atendimento e proteção da mulher. “Este é projeto da Patrulha Maria da Penha foi construído com diálogo e parcerias e que possamos dizer, no final do ano, que tivemos uma diminuição nos casos de violência contra a mulher em Mogi das Cruzes”, completou.

Na prática, a patrulha oferecerá acompanhamento preventivo e periódico, para garantir proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Os juízes do Fórum de Mogi das Cruzes informarão os casos que precisam de apoio da Guarda Municipal, que cumprirá os deveres da Patrulha Maria da Penha.

Neste início de trabalho, a Patrulha Maria da Penha contará com quatro guardas municipais, que trabalharão em duplas formadas por um homem e uma mulher. A operação contará com uma viatura exclusiva. Como preparação para este trabalho, a Secretaria Municipal de Segurança realizou a capacitação de 100 guardas municipais, que passaram por um curso ministrado por especialistas.

“Este trabalho de capacitação é importante porque, além dos integrantes da Patrulha Maria da Penha, em qualquer momento teremos guardas municipais preparados para tratar sobre o tema, em caso de necessidade”, lembrou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, que também agradeceu à Guarda Municipal de Suzano pelo auxílio na formatação da patrulha.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito Juliano Abe, a vereadora Fernanda Moreno, o delegado seccional de Mogi das Cruzes, Marcos Batalha, a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher, Valene Bezerra, o comandante do CPAM-12, coronel Ronaldo Gonçalves Faro, além de delegados de polícia e representantes de entidades que atuam no tema. (Luiz Maritan)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo