Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Sistema de abastecimento

Fonte:Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Jardim Bela Vista ganha novo sistema de abastecimento, maior e mais eficiente

O prefeito Marcus Melo entregou oficialmente, na manhã desta terça-feira (10/04), o novo Sistema de Abastecimento do Jardim Bela Vista, em Cezar de Souza. O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) modernizou a estrutura com a instalação de um reservatório de 50 mil litros (2,5 vezes maior que o anterior, que tinha 20 mil litros e havia sido instalado na década de 80) e uma estação de bombeamento automatizada, o que amplia a reserva de água e torna mais eficiente a operação. O investimento foi de R$ 459 mil.

“Essas mudanças aumentam também a segurança, já que o reservatório antigo estava deteriorado e a estação elevatória era de difícil acesso. Agora toda estrutura é automatizada, com isso, conseguiremos saber com antecedência se há algum problema. Entregar uma obra como esta é algo que dá muito trabalho, pois exige todo um estudo de dimensionamento”, afirmou o prefeito.

O sistema Bela Vista atende uma população de 720 pessoas, na parte alta do bairro, além da Escola Municipal Professora Maria Coeli Bezerra de Melo (360 alunos), e a Escola Estadual Vereador Alcides Celestino Filho, onde também estudam mais de 300 alunos. A parte baixa do bairro é atendida pelos reservatórios da Vila Nova Aparecida, também em Cezar de Souza.

A nova unidade de bombeamento trará ainda mais estabilidade às pressões na rede. “São dois conjuntos de bombas, sendo um deles reserva. Os pontos altos são mais sujeitos a problemas de falta de abastecimento, mas com essa estrutura teremos mais segurança operacional”, destacou o diretor-geral da autarquia, Paulo Beono Jr.

A nova caixa d’água foi instalada na avenida Huber Warco. Já a estação elevatória foi construída na rua Ewald Muhleise.

Também foram instaladas novas entradas de energia, tanto no reservatório quanto na estação elevatória, e implantados 280 metros de redes complementares ao sistema de distribuição já existente.

“A pressão na entrada e na saída das bombas e o nível do reservatório serão monitorados por nosso Centro de Controle Operacional (CCO), unidade que fica no prédio-sede do Semae acompanha a distribuição de água na cidade”, completou Beono. Por meio de um sistema de telemetria (comunicação sem fio), o CCO reúne todos os dados de volume de água produzido pela autarquia, situação dos reservatórios e poços artesianos e ocorrências como obras de manutenção e vazamentos, entre outras funções.

Atualmente, o Semae fornece água a 98% do território urbano de Mogi das Cruzes. O sistema é composto por estação de captação, no Rio Tietê, duas estações de tratamento (ETA Centro e ETA Leste), 30 reservatórios, 26 estações elevatórias e 1.200 quilômetros de redes de distribuição.

A cidade conta ainda com as estruturas de abastecimento de núcleos isolados, que contam com poços artesianos, casa de química para tratamento da água, sistema de bombeamento, reservatórios e rede de distribuição.

Estão em andamento a construção do Centro de Reservação da Vila Moraes, implantação dos Sistemas de Abastecimento Jundiapeba e Oroxó e ampliação do abastecimento no Parque São Martinho e Jardim Nove de Julho com a perfuração de dois poços artesianos.

Na média de todos os hidrômetros da cidade, o consumo de água em Mogi das Cruzes é de 615 litros por segundo, o que dá 2,2 milhões de litros por hora ou 53 milhões de litros por dia.

Também participaram da entrega oficial o vice-prefeito Juliano Abe, os vereadores Edson Santos, Emerson Rong, Carlos Evaristo e Protássio Nogueira, além de diretores do Semae. (Julio Nogueira)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo