Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Agricultura Familiar na Merenda Escolar

Fonte:Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeitura assina contrato para fornecimento da Agricultura Familiar na Merenda Escolar

O prefeito Marcus Melo assinou, nesta segunda-feira (09/04), na sede da Secretaria de Educação, no Centro Cívico, o contrato para o fornecimento de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Pelo terceiro ano consecutivo, agricultores familiares da cidade serão responsáveis por fornecer seus produtos para a alimentação de mais de 45 mil alunos de 205 escolas da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes.

No total, serão fornecidos 244.062 quilos de produtos, 56% a mais do que em 2017, com investimento anual de R$ 1.115.499,72. No ano passado, foram investidos R$ 923.031,35 e adquiridas 156 toneladas de alimentos. “O que estamos fazendo aqui hoje é reforçar o compromisso de oferecer uma alimentação de qualidade às nossas crianças, valorizando a cultura agrícola familiar e local”, afirmou o prefeito Marcus Melo, que participou da cerimônia ao lado do vice-prefeito Juliano Abe e dos vereadores Mauro Araújo, José Antônio Cuco Pereira e Carlos Evaristo.

A iniciativa envolve as Secretarias Municipais de Educação, Agricultura e Gestão, que têm atuado em conjunto para a aquisição dos produtos mogianos com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e garantir mais qualidade aos alimentos da merenda escolar, reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo pela ONG Ação Fome Zero, em parceria com o Governo Federal. “A produção próxima de nossas escolas é também uma forma de valorizar um trabalho tão importante para todos”, explicou a secretária de Educação, Juliana Guedes.

Os novos fornecedores serão a Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Cooprojur), representada no evento pelo presidente José Vieira, e a Cooperativa de Produtores Agrícolas do Cinturão Verde do Alto Tietê – Coopavat, presidida por Leandro Laranjeira. Já os novos produtos fornecidos serão acelga, alface crespa, cebolinha, couve-flor, couve manteiga, escarola, repolho liso, salsa, beterraba, cenoura, chuchu e abobrinha.

A merenda escolar mogiana é responsável pelo fornecimento de cerca de 185 mil refeições feitas e distribuídas diariamente. Com foco na oferta de cada vez mais alimentos in natura e na promoção de hábitos alimentares saudáveis, a Secretaria de Educação está introduzindo novos produtos no cardápio, como o peixe, que passou a ser oferecido mensalmente nas escolas, e o ovo de codorna, com distribuição iniciada nessa semana.

A aquisição de produtos da agricultura familiar da cidade integra o programa Mogi é Agro, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, que visa a promover ações para divulgar e fortalecer as cadeias produtivas do agronegócio mogiano. A Pasta está capacitando os agricultores com o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural por meio dos projetos: “Alimento Saudável, é Alimento Seguro” e “Diversificação de Culturas”. “Todos os agricultores estão sendo capacitados com boas práticas voltadas para a qualidade e a segurança dos alimentos”, afirmou o secretário de Agricultura, Renato Abdu. As palestras mensais são ministradas por especialistas que divulgam informações sobre manejo de solo, produção, nutrição de plantas, entre outros temas.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo