Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Espetáculo “Pandora”

Fonte:

Última atração do ano do Circuito SP será apresentada em Mogi na próxima quinta-feira

Na próxima quinta-feira (12/12), Mogi das Cruzes vai receber a última atração do ano do Circuito SP. É o espetáculo “Pandora”, uma criação das atrizes Jaqueline Roversi e Jordana Korich, com direção e supervisão dramatúrgica de Leona Cavalli. A apresentação será a partir das 20 horas no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, com entrada gratuita e recomendação etária de 12 anos.

A peça nasceu de uma pesquisa de três anos das atrizes sobre as mitologias que constituem o arquétipo feminino e de suas distorções ao longo dos séculos, que resultaram na imagem da mulher como se tem hoje em dia. As atrizes buscaram também referências históricas, desde as antigas sociedades pré-patriarcais, pesquisando as relações do meio social com o feminino nas tradições de diversas culturas.

A investigação resultou numa história contemporânea de duas irmãs que se reencontram, dois anos após a morte da mãe: Janaína (Jaqueline Roversi) jamais saiu da casa da família na serra, onde passaram a infância. Ela mantém um ateliê de artes e segue a profissão da mãe, contadora de histórias, e também estuda mitos e culturas ancestrais. Já Joana (Jordana Korich) foi embora para estudar na capital e se tornou engenheira. Tem uma visão mais prática da vida e persegue a realização financeira.

Joana se vê obrigada a voltar ao lar do passado, pois acaba de ser expulsa de seu próprio projeto por engenheiros e donos de empreiteiras, depois de uma longa luta para afirmar seu lugar num meio tradicionalmente masculino. Janaína, comemorando o reencontro com a irmã, decide lhe mostrar, pela primeira vez, um baú onde estão guardados os “tesouros” da família, memórias e lembranças das duas, de sua mãe e de antepassados.

Aos poucos, revela-se a tensão entre as duas irmãs, e a polaridade de seus universos e expectativas. Janaína se ressente por ter cuidado sozinha da mãe doente até o final, enquanto Joana não aceita que a irmã tenha se apossado da casa da família, única herança deixada pela mãe.

A atração é oferecida pelo Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura de Mogi das Cruzes e Lwart Lubrificantes. O Circuito SP (antigo Circuito Cultural Paulista)  reúne  mais de dez anos de história e leva produções artísticas de excelência a diversas partes do Estado de São Paulo, sempre com entrada gratuita. Trata-se de um mecanismo de fortalecimento da arte e da cultura nos municípios paulistas, tendo como base uma programação diversa, que inclui nomes já conhecidos do grande público e também novos e promissores talentos.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, onde a peça será apresentada, fica na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro da cidade.

Sobre Leona Cavalli

Consagrada no cinema por filmes como "Olga", "Cafundó", "Carandiru" e "Amarelo Manga”, Leona Cavalli participou como atriz de mais de 14 peças e seu mais recente trabalho na TV foi na novela “Órfãos da Terra”, da TV Globo. Também atuou em “Amor à Vida”, “Gabriela”, “A Vida da Gente”, “Negócio da China”,  “Duas Caras”, “Belíssima”, e nas séries “Amazônia” e “Dalva e Herivelto”. Foi apresentadora do Canal Brasil de 2007 a 2014. Esteve ainda por um período na TV Record, na novela Apocalipse.


Comentários

Voltar ao Topo