Crescer promoverá feira cultural e empreendedora em agosto no Parque Centenário
Nos dias 22 e 23 de agosto, das 9 às 15 horas, acontecerá a 1ª Feira Cultural e Empreendedora do CRESCER – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação, no Parque Centenário. O objetivo é proporcionar aos alunos a oportunidade de exporem e comercializarem produtos e objetos confeccionados por eles a partir do que aprenderam nos cursos.
“Em um período de crise como o que estamos passando, os mogianos encontram oportunidades no Crescer. As pessoas podem transformar conhecimento adquirido nos cursos em renda. Estivemos na unidade da Vila Natal no início de julho e vimos o envolvimento dos alunos e professores. A feira será uma ótima oportunidade para que eles apresentem seus trabalhos e a população conheça um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido nas unidades e cursos descentralizados”, disse o prefeito Marco Bertaiolli.
Além da exposição dos trabalhos dos cursistas, os visitantes da feira também poderão conhecer outros cursos oferecidos pelo Crescer, como os de violão, desenho e fotografia digital. “Esta é uma experiência nova e importante para nossos alunos. O Crescer é um programa que tem transformado a vida dos mogianos. As pessoas encontram nos cursos uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho ou gerar sua própria renda.”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal.
A feira também terá apresentações musicais com monitores dos cursos. “Almejamos integrar cultura e empreendedorismo, numa mostra de talentos que acontecerá em diversos espaços do parque. Teremos também mini-palestras e workshops que ocorrerão simultaneamente à feira, inclusive com certificação impressa”, contou destacou Juliana de Paula Guedes de Melo Santos, responsável pelo Departamento de Educação Não Formal.
Uma atração será a oficina de Oficina de "En Plein Air", destinada a pintores em qualquer nível, que trata da arte de pintar com tinta óleo sobre tela ao vivo na natureza por meio da observação. É uma tradição surgida na França no século XIX e até hoje muito utilizada pelos amantes da paisagem. A aula será no sábado, dia 22 de agosto, das 9 às 11 horas e no domingo, dia 23 de agosto, das 12 às 15 horas.
Quatro unidades e cursos descentralizados
Nos últimos anos, o Crescer conta com quatro unidades localizadas na Vila Natal, Braz Cubas, Centro e Vila Brasileira, além dos cursos descentralizados oferecidos em instituições localizadas em diferentes bairros da cidade. Neste ano, a novidade do programa foi a inclusão de cursos para crianças a partir dos 11 anos e a oferta de novas modalidades, como o violão, desenho e gastronomia internacional.
Duas unidades apresentaram uma evolução maior no número de atendimentos. O Crescer Centro passou de 425 atendimentos e 18 turmas formadas em junho de 2014 para 714 atendimentos e 34 turmas em junho deste ano. Neste mesmo período, a unidade da Vila Brasileira, que atende a comunidade e alunos do Cempre Benedito Ferreira Lopes no contraturno, passou de 303 atendimentos e 21 turmas para 716 atendimentos e 39 turmas. (KCB)
Serviço
Unidade Centro - Rua Ipiranga, 579. Telefone 4727- 4971.
Unidade Braz Cubas - Rua Capitão Francisco de Almeida, 47. Telefone 4798-5729.
Unidade Vila Natal - Rua dos Vicentinos, 1216. Telefone 4725-1985
Unidade da Vila Brasileira – Rua João Gualberto Mafra Machado, 221. Telefone 4721-2423.
Comentários