Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Evento especial à safra anual do Caqui

Fonte:

Mercado Municipal terá evento de promoção da safra anual do caqui neste sábado, dia 30 

A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com outras instituições do setor, realiza neste sábado (30/04) um evento especial de promoção à safra anual do caqui. Será no Mercado Municipal, das 9 às 15 horas, com objetivo de promover a venda e o consumo da fruta mais popular da cidade. Serão ofertadas e distribuídas amostras para degustação das variedades de caqui e apresentadas sugestões de receitas aos visitantes.

Professores e alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário Braz Cubas irão participar do evento com atendimentos nutricionais gratuitos à população. Além de incentivar o consumo, o trabalho irá oferecer serviços de educação e orientação nutricional, contribuindo para hábitos alimentares mais saudáveis. 

O evento é realizado todos os anos para levar conhecimento e valorização de produtos locais, como é o caso do caqui, fruta tradicional em Mogi. “Nossa missão é fortalecer o agronegócio na cidade e uma das diretrizes é o mercado interno. Os eventos públicos são oportunidades para mostrar aos mogianos a importância da produção agrícola em nossa cidade”, explica o secretário municipal de Agricultura, Felipe Almeida. 

Para melhor entendimento do público, serão distribuídas cartilhas elaboradas pelos técnicos da Secretaria de Agricultura e os estudantes da Braz Cubas com informações sobre a origem da fruta, o histórico de produção e a importância como referência de qualidade do produto colhido na região. O material inclui, ainda, dados sobre valor nutricional, recomendações e diversas receitas produzidas com caqui. 

No Alto Tietê, o caqui ocupa uma área de 1.884 hectares e Mogi das Cruzes é o maior produtor, com 916 hectares de plantação. Somente no município, a produção deste ano está estimada em torno de 45 mil toneladas, o que representa cerca de 50% da produção nacional de caqui. 

A fruta é originária da Ásia: na China e no Japão, o caqui é cultivado há séculos e tão apreciado quanto a maçã. O caqui chegou a São Paulo em 1890 pelos portugueses e teve sua expansão de cultivo partir de 1920, com os imigrantes japoneses, que trouxeram novas variedades e o domínio da produção.

Conheça os detalhes da Cartilha 2022:

 


Comentários

Voltar ao Topo