Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Ilha Marabá terá atividade comemorativa

Fonte:

Ilha Marabá terá atividade em comemoração ao Dia do Tietê neste sábado

A  Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizará neste sábado (18/09), a partir das 8 horas, na Ilha Marabá, uma atividade em comemoração ao Dia do Rio Tietê – que é oficialmente celebrado no dia 22 de setembro. A iniciativa ocorrerá paralelamente à Feira Agroecológica, que terá mais uma edição no local. Serão realizadas atividades ecopedagógicas, com pintura e brincadeiras com elementos naturais, além de uma trilha e do Projeto Viveiro na Rua, com distribuição de mudas de espécies arbóreas nativas.

Com 13,4 mil metros quadrados, a Ilha Marabá proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecerem o ecossistema do rio Tietê. Uma ponte de madeira sobre o rio permite que os visitantes percorram a ilha, que oferece aos visitantes o contato direto com o ecossistema da várzea do Tietê, que é muito rico.

Além disso, a Ilha Marabá também recebe visitas monitoradas. Elas ocorrem todas as sextas-feiras, para grupos reduzidos – de 8 a 12 pessoas – e com uso obrigatório de máscara. Durante as visitas, é possível abordar temas como educação ambiental, conservação dos recursos naturais, arborização e mudanças climáticas, entre outros. O horário é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, com o agendamento sendo realizado pelos técnicos da secretaria, conforme a procura, pelo telefone 4798-5959. 

Feira agroecológica

Também no sábado (18/09), das 8 às 13 horas, será realizada mais uma edição da Feira Agroecológica, que ocorre quinzenalmente na Ilha Marabá. A feira é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Agricultura, Cultura e Verde e Meio Ambiente, além da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS).

A iniciativa atende a uma demanda por produtos orgânicos e é a primeira com este perfil na cidade. O objetivo estimular o desenvolvimento sustentável por meio da produção agrícola orgânica, agroecológica ou em transição.

Os visitantes encontram na feira barracas de hortifrutis, produtos agroecológicos, em transição agroecológica, orgânicos, mel e derivados, panificação e confeitaria, bem como artesanato. Os feirantes foram selecionados por meio de chamamento público.

A prática da agroecologia consiste na produção sustentável, sem emprego de transgênicos ou agrotóxicos e considerando todo ecossistema envolvido, incluindo os componentes ecológicos, socioculturais, técnicos e econômicos. 


Comentários

Voltar ao Topo