Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

TERMINOLOGIAS MUSICAIS

Fonte:www.alandomingues.com
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

 

Terminologias Musicais

 

Existem algumas palavras que fazem parte do dia a dia de um musico, e muitas pessoas não tem ideia do que significa, vai ai uma tradução básica de algumas delas:

 

Som - [do latim sonu]-fenômeno acústico que consiste na propagação de ondas sonoras produzidas por um corpo que vibra em um meio material elástico (especialmente o ar).

 

Onda sonora - Onda de pressão que se propaga em um meio elástico tendo a frequência situada entre 20 e 20.000 hertz e que é a responsável pelos fenômenos acústicos.

 

Ruído - [do latim rugitu]-qualquer interferência ou alteração na comunicação de uma mensagem. Interferência no som puro.

 

Silêncio - [do latim silentiu]-estado de quem se cala, interrupção, ausência de som.

 

Melodia - [do grego melodía 'canto cadenciado', pelo latim melodia]-sucessão rítmica ascendente ou descendente de sons simples a intervalos diferentes , e que encerram certo sentido musical.

 

Harmonia - [do latim harmonia]-disposição bem ordenada entre as partes de um todo, consonância ou sucessão agradável de sons, arte e ciência que tem por objetivo a formação e o encadeamento dos acordes segundo as leis da tonalidade, do cromatismo, ou, modernamente, através do afastamento mais ou menos radical das categorias tonais.

 

Ritmo - [do grego rytmos 'movimento regrado e medido', pelo latim rhytmu]-movimento ou ruído que se repete, no tempo, a intervalos regulares, com acentos fortes e fracos: o ritmo das ondas, da respiração, da oscilação de um pêndulo, do galope de um cavalo; sucessão de movimentos ou situações que embora não se processem com regularidade absoluta, constituem um conjunto fluente e homogêneo no tempo; agrupamento de valores de tempo combinados de maneira que marquem com regularidade uma sucessão de sons fortes e fracos, de maior ou menor duração conferindo a cada trecho características especiais.

 

Frequência - [do latim frequentia]-em movimento periódico, número de oscilações onde vibrações realizadas pelo móvel na unidade de tempo.

 

Duração - tempo que uma coisa dura

 

Timbre - qualidade de um som caracterizada pelo conjunto de sons harmônicos que acompanham o fundamental.

 

Intensidade sonora - fluxo de energia sonora através de uma superfície normal à direção de propagação da onda.

 

Acústica - parte da física que estuda as oscilações e ondas ocorrentes em meios elásticos e cujas frequências estão compreendidas entre 20 e 20.000 hertz. Essas oscilações e ondas são percebidas pelo ouvido como ondas sonoras.

 

Vibrar - fazer tremular ou oscilar. deslocar, mover. pulsar, dedilhar, tanger, ferir: vibrar um instrumento de cordas. fazer soar: "o sino vibrou três badaladas." bater, pulsar. produzir sons, ecoar: "súbito um grito vibrou longo e agudo." ter som claro e distinto.

 

Vibração - ato ou efeito de vibrar, oscilação balanço. tremor do ar ou de uma voz.

 

Vibrato - nos instrumentos de cordas, efeito técnico que consiste em produzir uma ligeira oscilação na altura de um som, afim de reforçar o valor expressivo das notas.

 

Altura - posição de um corpo acima de um ponto de refêrencia. propriedade de uma onda ou vibração sonora caracterizada pela frequência de vibração.

 

Tom - [do grego tónos, 'tensão' através do latim tonu]- tensão, tono, vigor. altura de um som: tom grave, tom agudo. qualidade sonora de uma voz humana: o tom de sua fala é suave. inflexão da voz: respondeu em tom áspero. cor, colorido, coloração, matiz, tonalidade. intervalo de 2 a M formado pôr dois semi tons . altura de um som na escala geral dos sons: o tom diapasão oficialmente adotado é o lá de 440 vibrações duplas pôr segundo. no sistema tonal clássico é a escala ditônica em que está escrito um trecho musical; a palavra tônica deve preceder o nome da tônica dessa escala e o respectivo modo.

 

Tonalidade - [tonal + i + dade]-conjunto de fenômenos harmônicos e melódicos que regem a formação das escalas e seu encadeamento, e decorrem diretamente de suas afinidades com um centro tonal, a tônica, e, pôr via indireta e secundária, da interdependência dos graus daquelas notas. tais atrações que umas notas ou graus exercem sobre outros, em determinados pontos da sequência. enquanto os tons são móveis, variando em altura: dó, dó # ou ré b, ré, ré # etc... e modo: maior, menor, dórico, lídio, etc... a tonalidade varia apenas quanto ao modo. atributo de sensação de cor que é diretamente associado a cor dominante de uma radiação policromática visível, matiz.

 

 

 

 

 

 

Comentários

Voltar ao Topo